Como recuperar a chave de ativação do Windows e de outros produtos Microsoft

Por Douglas Ciriaco

Se você por acaso perdeu as informações de licença do Windows, do Office ou de algum outro produto instalado no seu PC, mas vai formatar a máquina e precisa desses dados, fique tranquilo: um “truque” relativamente simples pode ajudar você a recuperar tudo.

Logicamente, o processo descrito aqui precisa ser feito antes de você desinstalar o software ou reinstalar o Windows, então uma excelente dica é realizar o passo a passo e manter as chaves de ativação dos seus softwares armazenadas em algum lugar — quem sabe em um gerenciador de senhas, por exemplo.

Isso é possível porque a chave do produto fica armazenado no registro do Windows, mas, obviamente, a informação está codificada. Assim sendo, você pode decodificar tal informação e recuperar a sequência que libera o uso completo do Windows e de outros softwares. Sem mais enrolação, vamos ao tutorial.

Encontrando a chave do Windows

Passo 01

Copie o código abaixo e cole-o em um Bloco de notas.

Set WshShell = CreateObject("WScript.Shell")
MsgBox ConvertToKey(WshShell.RegRead("HKLM\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\DigitalProductId"))

Function ConvertToKey(Key)
Const KeyOffset = 52
i = 28
Chars = "BCDFGHJKMPQRTVWXY2346789"
Do
Cur = 0
x = 14
Do
Cur = Cur * 256
Cur = Key(x + KeyOffset) + Cur
Key(x + KeyOffset) = (Cur \ 24) And 255
Cur = Cur Mod 24
x = x -1
Loop While x >= 0
i = i -1
KeyOutput = Mid(Chars, Cur + 1, 1) & KeyOutput
If (((29 - i) Mod 6) = 0) And (i <> -1) Then
i = i -1
KeyOutput = "-" & KeyOutput
End If
Loop While i >= 0
ConvertToKey = KeyOutput
End Function

Passo 02

Agora, vá em Arquivo > Salvar como, ative a opção “Todos os arquivos” e salve o documento com o nome productkey.vbs. É crucial realizar esse passo corretamente, inclusive inserindo a extensão VBS ao final do nome do arquivo, pois é isso que vai permitir a “mágica”.

Recuperar chave do Windows

Passo 03

Depois disso, dê um duplo clique no arquivo gerado e uma pequena janela aparece na tela com o número da licença do Windows.

Chave do Windows

Encontrando a chave de outros produtos da Microsoft

Uma ótima opção para realizar essa tarefa é o aplicativo ProduKey, que pode ser baixado gratuitamente no site oficial de sua desenvolvedora.

Passo único

Após fazer o download do aplicativo, basta executá-lo para visualizar as chaves de todos os produtos da Microsoft instalados em sua máquina, como mostra a imagem abaixo.

ProduKey

E pronto.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!