Como funciona o benchmark, ou Índice de Experiência do Windows?

Como funciona o benchmark, ou Índice de Experiência do Windows?

Existem muitos excelentes programas no mercado para medir o desempenho da máquina levando em consideração processador, memória e placa de vídeo, mas você sabia que o Windows possui sua própria ferramenta de análise de performance?

Incluída em todas as versões do Windows 7, desde a Starter até a Ultimate, essa ferramenta foi desenvolvida para Microsoft para medir a capacidade da máquina de rodar o próprio sistema operacional e todos os seus efeitos de trasparência, assim como jogos fabricados pela própria empresa.

Vamor realizar um teste de exemplo para explicar o que essa numeração significa. Acesse o Menu Iniciar e clique em "Painel de Controle".

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Menu iniciar do Windows

Entre as opções, clique em "Sistema" para ter acesso às informações básicas da máquina e ao teste do Windows.

Painel de controle do Windows

Na tela de informações do sistema temos os principais dados sobre a configuração do sistema, como modelo do processador, quantidade de memória instalada, dados do fabricante e versão do sistema operacional. Para realizar o benchmark clique em "Índice de Experiência do Windows" no canto inferior direito da tela.

Informações do sistema

Basta clicar em "Reexecutar a avaliação" e esperar os testes terminarem. O Windows mede o desempenho a partir da menor pontuação, de forma que o teste dá uma ideia do que o computador é capaz de executar com relativa facilidade e o que vai exigir muito processamento, além de quais upgrades o usuário pode fazer para aumentar a velocidade do processador.

Por exemplo, se o teste de elementos gráficos der um resultado menor do que 3.0 é melhor desabiltar os efeitos Aero para reservar processamento gráfico para as tarefas do PC, mas um upgrade na placa de vídeo pode resolver esse problema.

Benchmark do Windows

Fez o teste? Conte para nós qual é a pontuação alcançada pela sua máquina!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.