Aprenda a programar a limpeza automática da pasta de downloads do Windows

Por Rafael Gazzarrini

Hoje em dia, é normal realizar downloads de dezenas de arquivos todos os dias graças as cada vez mais populares conexões de banda larga. Contudo, salvar tantos arquivos tem um lado ruim e pode acabar entulhando a pasta de downloads e até mesmo todo o computador, tornando a organização dos dados um tanto quanto complicada.

Sendo assim, é indicado que, de tempos em tempos, você realize a limpeza do diretório em questão e libere mais espaço para as novidades que estão por vir. No entanto, fazer isso manualmente é chato, certo?

Para que você não precise ficar escolhendo quais programas ou arquivos deletar, dá para fazer alguns macetes no Windows para realizar essa e outras limpezas automaticamente e, dessa forma, poupar bastante tempo. Confira:

Apagando por idade

A primeira dica diz respeito aos arquivos com um certo tempo de “vida” – neste caso, vamos trabalhar com aqueles guardados a no mínimo um mês. O primeiro passo é o mais simples possível: abrir o bloco de notas e digitar o comando a seguir.

REM Apagar arquivos baixados a 30 dias ou mais
forfiles /p "C:\Users\SEUNOMEDEUSUARIO\Downloads" /s /m *.* /c "cmd /c DEL @path" /d -30

Não se esqueça de editar o caminho do diretório para que ele corresponda ao caminho da pasta que você quer organizar automaticamente no seu computador. Note também que você pode realizar este trabalho com qualquer pasta da sua máquina.

pasta download

Depois disso, basta salvar o arquivo com a extensão BAT, utilizando o nome “DownloadCleanup.bat” (sem as aspas). Para fazer com que o novo recurso criado funcione, basta executar o arquivo sempre que você desejar. Fácil, não é?

Agende para a limpeza ser executada automaticamente

Para não precisar executar o arquivo sempre que quiser fazer uma limpa no diretório, tudo o que você precisa fazer é criar uma tarefa programada no Windows. Em primeiro lugar, abra o "Agendador de Tarefas" – basta procurar por ele usando o mecanismo de busca do Windows 7 ou Windows 8.x.

Pasta download

Assim que abri-lo, clique em “Ação” no menu superior e depois escolha a opção "Criar Tarefa Básica". Na nova janela que abrir, escolha um nome, depois defina que ela é semanal e, na sequência, escolha um dia e uma hora para que ela aconteça (o PC precisa estar ligado para a tarefa ser executada).

Pasta download

Defina que essa ação precisa abrir um programa ou script e selecione o arquivo “DownloadCleanup.bat” criado anteriormente. Depois de seguir todos esses passos, confirme toda a operação e não se preocupe mais com a limpeza da pasta de downloads!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.