8 programas para encontrar arquivos duplicados no Windows

Por Douglas Ciriaco

Já se perguntou quantos arquivos duplicados existem no seu computador? Muitas vezes, eles estão ali sem nenhum motivo, ou foram criados por acidente. A verdade é que os "clones" só servem para ocupar espaço em seu HD, sobrecarregando o sistema.

Pensando nisso, já existem inúmeros aplicativos capazes de encontrar e eliminar conteúdos duplicados em sua máquina, mantendo seu equipamento mais leve e com mais capacidade de armazenamento. Veja abaixo nossa lista com alguns dos melhores programas para apagar arquivos duplos e liberar espaço no PC.

1. Auslogics Duplicate File Finder

Encontrar arquivos duplicados

Provavelmente o melhor software para encontrar arquivos duplicados da atualidade, o Auslogics Duplicate File Finder varre discos (HD, pendrives, discos removíveis) em busca de imagens, vídeos, músicas e quaisquer outros dados repetidos. Você pode dar as coordenadas, indicando formatos e tipos de documentos específicos para a busca. O programa também prima pela segurança, deixando você ver todos os arquivos encontrados antes de apagá-los. Dessa forma, você não corre o risco de deletar nada importante acidentalmente.

2. CloneSpy

Encontrar arquivos duplicados

Arquivos redundantes também podem ser encontrados pelo CloneSpy, que avalia dados técnicos de um item para saber se há mais de uma versão dele presente em sua máquina. Depois de encontrados os arquivos, fica a seu critério escolher o que será feito. Você pode excluir, mover, exportar ou substituir os arquivos, liberando mais espaço em disco, além de fazer essa verificação inclusive em CDs e dispositivos USB para saber se já tem ou não um determinado arquivo no seu PC.

3. Fast Duplicate File Finder

Encontrar arquivos duplicados

Com o Fast Duplicate File Finder, você pode verificar se há um arquivo repetido em uma única pasta, em um disco inteiro ou mesmo em toda a rede pela qual você está conectado. Ele funciona com base em busca e comparação por meio de um algoritmo binário, permitindo avaliar o quão parecidos são dois arquivos. Imagens, vídeos, músicas e textos estão no radar do aplicativo que, após encontrá-los, indica quais são os mais antigos. Feito isso, você escolhe qual vai apagar e fica seguro, pois o software tem uma “trava de segurança” que impede a exclusão de arquivos essenciais.

4. DoubleKiller

Encontrar arquivos duplicados

Outro programa capaz de vasculhar qualquer espaço do seu computador em busca de arquivos repetidos, o DoubleKiller pode pesquisar em um único espaço ou em vários deles de uma só vez. Isso é ideal para casos em que você quer verificar apenas algumas pastas, mas não o diretório completo. Além disso, você pode definir alguns parâmetros para a busca ser mais precisa, como filtrar os resultados de acordo com data de modificação ou tamanho, por exemplo, e escolher manual ou automaticamente quais arquivos serão apagados.

5. Duplicate Cleaner

Encontrar arquivos duplicados

Para quem procura por um programa com recursos avançados para encontrar arquivos duplos, a dica é o Duplicate Cleaner. A ferramenta analisa em detalhes cada documento, como similaridade entre imagens, vídeos, texto e até os dados de tag de um arquivo de música. Depois de tudo pesquisado, você conta com um assistente para remover os arquivos presentes em dobro em sua máquina. E tudo isso em uma interface moderna e fácil de ser utilizada.

6. AllDup

Encontrar arquivos duplicados

Quem gosta de tarefas mais precisas, com buscas avançadas e capazes de trazer resultados mais específicos, deve testar o AllDup. O programa é ágil e trabalha de maneira intensa para que nenhum arquivo passe batido. O programa também lida com qualquer tipo de documento e, depois de encontrados, os conteúdos podem ser avaliados por você. Assim, é possível definir se algo realmente é duplicado e se deve ou não ser deletado.

7. Anti-Twin

Encontrar arquivos duplicados

O Anti-Twin realiza comparações byte por byte a fim de avaliar se um arquivo está presente de modo duplicado em seu computador. Com isso, você tem a garantia de que não está deixando nenhum rastro para trás após um escaneamento completo no disco. Ao final, o app oferece recursos avançados para visualizar os arquivos encontrados e garantir que apenas coisas desnecessárias serão removidas do PC. E tudo isso em um programa traduzido para o português e fácil de ser compreendido.

8. SearchMyFiles

Encontrar arquivos duplicados

O SearchMyFiles não é especializado em encontrar itens duplicados, mas sim um buscador de arquivos avançado para Windows. Isso significa que ele apresenta inúmeros recursos para fazer uma busca específica, ideal para quem tem um pouco mais de paciência para definir os parâmetros da pesquisa. O programa pode ser muito útil para resolver o problema com os clones que só ocupam espaço.

Conhece outro aplicativo do gênero que poderia estar nesta lista? Compartilhe sua dica nos comentários abaixo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.