5 ferramentas para organizar melhor o desktop

Por Douglas Ciriaco

O desktop é, ainda, o centro da vida da maioria dos usuários de PC. Prova disso foi a chiadeira de muita gente quando a Microsoft tentou deslocar este centro para a nova tela inicial do Windows 8, algo que foi prontamente revisto na primeira grande atualização do sistema, a versão 8.1.

Apesar disso, nem sempre é fácil organizar todos os conteúdos que você reúne em sua Área de Trabalho. Enquanto há gente que não deixa praticamente nenhum ícone ali, tem aqueles que preferem manter tudo a mão, posicionando os atalhos diretamente no desktop e dispensando até mesmo o apoio da barra de tarefas do Windows.

Se você se enquadra neste perfil, aqui vão algumas ferramentas bastante úteis para tornar a sua Área de Trabalho mais organizada e acessível. Confira:

1. Fences

Agrupar ícones em lugares específicos no desktop pode ser uma boa saída e é para isso que serve o Fences. Ele permite que você coloque várias “caixas” dentro da Área de Trabalho do Windows, dentro das quais é possível reunir ícones e manter seu conteúdo organizado e acessível.

Organizadores de desktop

E o processo é bem simples: você cria quantas áreas desejar — como são sombreadas, é fácil de identificá-las —, e basta um duplo clique sobre elas para ocultar ou exibir os ícones. Assim, eles aparecem apenas quando necessário e exibem tudo aquilo que você escolher colocar ali. Simples, fácil e direto.

2. RocketDock

Não é de hoje que os menus em dock do Mac OS fascinam os usuários de Windows e também não é de hoje que é possível ter o mesmo recurso no sistema operacional da Microsoft. O RocketDock é uma das opções mais antigas e conhecidas do gênero, permitindo um novo jeito de organizar ícones na Área de trabalho.

Organizadores de desktop

O legal deste software é que ele pode, inclusive, substituir a tradicional barra de tarefas do Windows, sendo uma opção ideal para quem deseja aplicar personalizações mais avançadas ao sistema. E isso tudo sem deixar a simplicidade de lado.

3. ObjectDock

De forma semelhante, o ObjectDock também oferece o menu do Mac OS no Windows, mas vai um pouco mais além. Ele não simplesmente adiciona uma barra na qual os ícones são animados e mais chamativos, mas também conta com alto nível de personalização e permite a criação de barras que incrementam a organização.

Organizadores de desktop

Assim, você pode deixar os ícones de programas e aplicativos do sistema na parte inferior da tela e, ao mesmo tempo, espalhar barras inteligentes com atalhos para os seus principais arquivos.

4. StandaloneStack

Outra maneira inteligente de organizar seus ícones é reuni-los em uma pilha inteligente. Você configura o StandaloneStack e, então, seus ícones — sejam eles de programas, arquivos ou pastas — ficam agrupados em um único botão. Ao ser clicado, este botão exibe um menu animado e moderno.

Organizadores de desktop

As configurações do StandaloneStack não são exatamente intuitivas, mas também não são um bicho de sete cabeças. Basta usar as opções de personalização do app e você pode transformar completamente a sua Área de Trabalho.

5. Dexpot

Um recurso bastante comum nas distribuições Linux mais populares da atualidade, os desktop múltiplos também podem existir no Windows. Um dos melhores programas para isso é o Dexpot, que permite criar várias áreas de trabalho, permitindo, assim, dar um foco específico e diferenciado a cada uma delas.

Organizadores de desktop

Você pode criar desktops diferentes para cada perfil de uso: um mais profissional e outro para acessar seus jogos, por exemplo. E este aplicativo é leve, indicado também para iniciantes, e conta com um alto nível de customização.

Sabe de algum programa legal para organizar o desktop que não está nesta lista? Compartilhe a sua dica nos comentários logo abaixo.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.