Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Polícia chinesa tem óculos com reconhecimento facial para monitorar cidadãos

Por| 08 de Fevereiro de 2018 às 15h45

Link copiado!

Reprodução
Reprodução

Um novo acessório ajudará a polícia da China em sua vigilância: óculos de sol com um sistema de reconhecimento facial integrado. Os óculos ainda estão sendo testados pelos oficiais em estações de trem na cidade de Zhengzhou para verificar os viajantes que chegarem durante a próxima migração do Ano Novo Lunar.

O período em questão é extremamente movimentado, e a polícia local diz que os óculos de sol já foram usados para capturar sete suspeitos procurados por casos importantes, além de outros 26 indivíduos que viajavam portando identidades falsas.

Os acessórios fazem parte de uma série de investimentos que a China fez nos últimos anos, em recursos de tecnologia avançada de rastreamento que podem auxiliar na segurança do país. Os componentes são desenvolvidos à base de inteligência artificial que podem identificar indivíduos e coligá-los digitalmente entre as cidades. Até 2020, a estimativa é que mais 600 milhões de câmeras CCTV sejam instaladas, e empresas chinesas as equipem com recursos avançados de reconhecimento.

Continua após a publicidade

Os óculos de sol com funcionalidade de reconhecimento facial foram desenvolvidos pela LLVision Technology Co., cuja sede é em Pequim. O diretor executivo Wu Fei, disse ao Wall Street Journal que sua companhia trabalhou com a polícia local para produzir a tecnologia dos componentes, de modo que atendessem completamente suas necessidades — trazendo uma identificação rápida e eficiente dos indivíduos em qualquer lugar.

“Os wearables de sol, com inteligência artificial front-end, recebem respostas instantâneas e precisas”, diz Wu à publicação. Os óculos são controlados por uma unidade móvel conectadas e são vendidas por 3.999 Yuan (o equivalente a US$ 636), mas com o suporte de reconhecimento facial, o componente custa mais.

A LLVision afirma que os acessórios são capazes de reconhecer indivíduos a partir de um banco de dados previamente carregado com 10.000 suspeitos, em apenas 100 milissegundos. A empresa, contudo, adverte que os níveis de precisão em seu uso, que podem variar devido a interferências do ambiente.

Fonte: The Verge