Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Yanny ou Laurel | Por que escutamos palavras diferentes ouvindo o mesmo áudio?

Por| 18 de Maio de 2018 às 19h07

Link copiado!

Yanny ou Laurel | Por que escutamos palavras diferentes ouvindo o mesmo áudio?
Yanny ou Laurel | Por que escutamos palavras diferentes ouvindo o mesmo áudio?

A internet tem um novo vestido branco/dourado ou azul/preto. Se você não se lembra, esta foi uma das maiores discussões das redes sociais em que algumas pessoas viam cores diferentes em uma mesmíssima imagem, dando muito o que falar.

Agora, há uma nova questão na área, provando que tal dúvida pode também acontecer em som. Um áudio mostra uma voz robotizada que diz uma sentença a qual algumas pessoas dizem ouvir “Yanny” (com a pronúncia iâni) e outros relatam que se ouve “Laurel” (com a pronúncia lóreu). Não demorou para a questão virar um dos assuntos mais falados do Twitter.

Antes de continuar, faço você mesmo o teste. É Yanny ou Laurel?

Continua após a publicidade

Há uma teoria para isso, contudo. Um usuário do Twitter chamado Jacob Livesay mostra que as duas palavras são ditas ao mesmo tempo no áudio, o que pode causar essa confusão. Ele mostra que, ao “quebrar” o áudio original, é possível ver que ambos termos são ditos, mas em frequências diferentes. “Eu mexi com o arquivo de áudio e descobri que, basicamente, as frequências mais baixas dizem Laurel, e as freqüências mais altas dizem Yanny”, explica.

De fato, pela demonstração dele, é mais fácil ouvir as duas sentenças em separado. O mesmo teste foi feito pelo New York Times, que criou uma ferramenta que permite mudar a frequência do áudio original.  

De acordo com o professor David Alais de psicologia da Universidade de Sydney em entrevista para o The Guardian, isso acontece por conta de um fenômeno chamado “percepção ambígua de estímulo”. “Eles podem ser vistos de duas maneiras, e muitas vezes a mente vai e volta entre as duas interpretações. Isso acontece porque o cérebro não consegue decidir sobre uma interpretação definitiva”. Ou seja, o cérebro não consegue decidir sobre qual frequência prefere interpretar, causando essa confusão.

“Se houver pouca ambiguidade, o cérebro trava uma única interpretação perceptual. Aqui, o som Yanny / Laurel pretende ser ambíguo porque cada som tem um tempo e conteúdo de energia semelhantes – por isso, em princípio, é confuso”, explica.

Continua após a publicidade

E você, o que ouve? Yanny, ou Laurel?

Fonte: The Guardian, NY Times