Branco ou azul? Entenda o caso do vestido que está dividindo a internet

Por Redação | 27.02.2015 às 10:37

Desde a noite desta quinta-feira (26), a internet deixou de lado debates como PT x PSDB para bombar as redes sociais com outro assunto: a cor de um vestido.

Tudo começou com um singelo post no Tumblr, onde uma moça perguntava aos seus seguidores qual era a cor de um vestido que havia sido usado em um casamento. Não demorou até que a foto viralizasse e começasse a ser divulgada em sites como BuzzFeed e comentada por celebridades, como a cantora Taylor Swift, e marcas como Amazon, Sony, Microsoft e Victoria’s Secret.

Mas qual o motivo de tanta repercussão? Simples: ninguém consegue concordar com a cor do tal vestido. Enquanto algumas pessoas enxergam uma peça branca com rendas douradas, outras pessoas dizem que ele é azul com detalhes pretos. Qual delas você vê?

Vestido azul e preto

Com mais de 1,5 milhão de participantes, uma pesquisa do BuzzFeed aponta que 72% dos internautas enxergam branco e dourado, enquanto 28% dizem que o vestido é azul e preto.

Vestido azul e preto

Sentimos desapontar a maioria, mas o vestido original é azul e preto.

Que bruxaria é essa?

Existe uma explicação científica para todo esse debate. Diversos aspectos influenciam nessa questão, entre eles a constituição particular do olho de cada pessoa, fatores externos como a luminosidade, interpretação do cérebro e até mesmo a idade.

A revista Wired conversou com especialistas para tentar explicar o que acontece exatamente nesse caso e chegou à conclusão que tudo não passa de biologia básica e a forma como o olho humano evoluiu para conseguir enxergar o mundo iluminado pelo sol.

Os seres humanos evoluíram para ver a luz do dia, mas a luz do dia muda de cor ao longo das horas. Para equilibrar as mudanças de luminosidade, nossos olhos tentam compensar as cores para evitar distorções de imagens. Neste caso, "as pessoas podem descontar o lado azul, que neste caso faz com que elas vejam branco e dourado, ou descontar o lado dourado, o que faz com que elas vejam azul e preto", explicou o neurocientista Bevil Conway, que estuda a visão.

O pesquisador da relação entre as cores e a visão, Jay Neitz, diz ainda que quanto mais velhos ficamos, mais sensíveis à luz azul nossos olhos se tornam. Segundo ele, por isso é comum encontrar internautas mais velhos enxergando branco e dourado. Mas a Time destaca que essa teoria ainda não pode ser comprovada, afinal não foram divulgadas pesquisas com dados relativos à idade e a percepção da cor do vestido.

Porém, nada disso implica na cor original do vestido, ou seja, a cor não é uma questão de ponto de vista. Ele é, sim, azul e preto.

Se você ainda não acredita, essa foto vai te ajudar a se conformar com a realidade:

Vestido preto e azul

Reprodução: BuzzFeed