Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 relógios inteligentes que você provavelmente não conhece [Top Tech]

Por Adriano Ponte Abreu | 14 de Março de 2018 às 15h00

Link copiado!

5 relógios inteligentes que você provavelmente não conhece [Top Tech]

No Top Tech de hoje falaremos de relógios inteligentes, porém do lado de fora da conspiração onde smartwatches são sempre iguais, sem graça e com bateria ruim.

Sejam eles lançamentos oficiais de grandes empresas ou apenas financiamentos coletivos de hipsters criativos, temos nessa lista aparelhos de pulso que chamam a atenção por ou serem únicos ou entregarem coisas que parecem impossíveis para quem está acostumado apenas com a mídia mainstream de relógios. Ajuste os ponteiros e vamos lá.

Vector Watch Luna

Assim como o Pebble, falamos de uma companhia que foi comprada pela FitBit (a gigante dos fitness trackers), e tal como o Pebble o Vector Watch Luna foi ceifado da face da Terra. O motivo? Dizem os conspiracionistas que seu o Vector implodiria o mercado de smartwatches, e a FitBit freou dominação global.

Continua após a publicidade

O Vector é desenhado com o visual clássico de um relógio, com display monocromático. A forma do relógio é idêntica a relógios de verdade, sem cara de "olha, sou geek" (como muitos geeks reclamam, dizendo que não contam com escolhas "sem cara de geek"). Como cereja do bolo, sua tela sempre ativa mostra funções de relógios inteligente, notificações e tudo mais.

Outras funções esperadas de um relógio inteligente fazem parte do KIT, como monitoramento de sono, watchfaces personalizáveis e resistência à água para até 5ATM.

Ponto revolucionário-reptiliano-conspiracionista: bateria com duração de 30 dias, mesmo com a tela sempre ligada.

Um relógio inteligente, charmoso e com bateria de longa duração deve ser uma combinação assustadora para a FitBit, assassina do Vector Watch Luna. Você ainda encontra alguns para compra, mas fica por sua conta (tal como o Pebble ficou).

Continua após a publicidade

Matrix PowerWatch X

Bateria de longa duração significa conspiração de smartwatches, e no caso do Matrix PowerWatch X temos uma das maiores conspirações da história: uma bateria que nunca precisa ser recarregada, que drena sua energia vital para estar sempre carregada.

Na verdade não é sua energia vital que carrega o relógio, e sim a temperatura da sua pele que permite a conversão termoelétrica de calor em eletricidade na traseira do Matrix PowerWatch X, alimentando o relógio (e faz sentido, afinal, relógios mais simples consomem pouca energia).

Apesar de oferecer bem menos que um modelo equipado com Android Wear, o PowerWatch X promete sincronizar notificações e todo o monitoramento básico desse tipo de aparelho (calorias, passos, etc). Watchfaces personalizáveis e resistência à água para até 50 metros fazem parte do KIT.

Continua após a publicidade

No site do PowerWatch X há a informação de que esta versão com suporte à notificações está em pré-venda, além de uma pequena explicação de como o processo termoelétrico funciona; de forma simples, quanto maior a diferença entre a temperatura do seu corpo em relação ao ambiente, maior o gradiente de temperatura e mais rápida é a recarga do relógio. Usá-lo no frio carrega ele mais rápido, entendeu? Isso nos deixa uma pista de que no Brasil deve ser bem mais difícil manter o bicho com carga.

Cogito Classic

Relógio inteligente com tela pode ser coisa do passado, então por que não colocar por cima do display um par de ponteiros? O Cogito Classic tem dois, sempre presentes e marcando a hora.

A ideia dessa peça mais relógio que smart é viver quase um ano no seu pulso antes de precisar de energia nova, momento onde o usuário deve trocar a bateria própria para relógios que fica dentro do mecanismo. Esse “um ano” pode perder alguns meses de duração dependendo da intensidade de uso que o usuário dê para o básico LCD por baixo dos ponteiros do Cogito Classic, onde alguns ícones de notificação aparecem para avisar sobre alertas no celular pareado com ele. Isso também se aplica aos botões do relógio que controlam funções smart no aparelho como música, controle remoto de câmera e localização do aparelho.

Continua após a publicidade

Resistência à água? Sim, para até 10 ATM. O Cogito Classic é talvez o relógio com a maior crise de identidade que já passou aqui no Top Tech.

The Dot Watch

Muitos usuários nossos falam sobre acessibilidade, e eles estão certos. Você já pensou como um cego checa as horas? Se a resposta que você dá é "braille", saiba que está correta…. mas apenas se seu amigo com deficiência visual utiliza um relógio como o "The Dot Watch", um smartwatch feito para quem precisa sentir na ponta dos dedos a leitura que faz de números e letras.

Nada impede que pessoas sem deficiência visual utilizem o modelo para checar as horas de forma completamente discreta através do tato. O modelo é completo, e oferece suporte a cronômetro/timer/alarme além de indicar se existem ou não notificações no smartphone, utilizando sempre abreviações das palavras que descrevem as funções que acabamos de mencionar (um exemplo é a palavra NÃO para quando não existem novas notificações no celular).

Continua após a publicidade

A bateria desse relógio inteligente inclusivo é de até uma semana.

Citizen Eco-Drive Proximity

Um relógio que a bateria nunca acaba, mesmo fora do seu pulso. Esse é o Citizen Eco-Drive Proximity, que utiliza a tecnologia de carregamento chamada pela Citizen de Eco-Drive, que nada mais é que a capacidade de carregar o relógio com luminosidade (não é apenas energia solar, luzes artificiais estão inclusas). Dessa forma, o Citizen Proximity nunca morre, e caso o usuário decida viver numa caverna para sempre terá ainda 6 meses de energia reserva dentro do relógio.

Seu visual é clássico e chamativo, além de mirar no público de alto custo fascinado em relógios. Sua função “smart” é receber notificações do smartphone, girando seu ponteiro de segundos para indicar qual notificação foi recebida ao apontar para pequenas partes ao redor do relógio. Uma suave vibração está inclusa.

Continua após a publicidade

As funções de relógio provavelmente são as mais robustas da lista, incluindo cronógrafo/hora mundial/resistência à água para até 100 metros. Um monstro para fechar essa lista.