Matérias Especiais 65 / 69 vídeos

iPhone 8: tudo o que sabemos até agora

05:55 | 31 de Agosto de 2017

O iPhone 8, iPhone 7s, ou seja lá qual for o nome do novo smartphone da Apple, ele deve ser anunciado no dia 12 de setembro. Pensando nesta proximidade, resolvemos reunir todos os rumores que já estão bem quentes e que podem, ou não, confirmar como será o smartphone que marcará os 10 anos do iPhone.

Tela maior

O mundo dos smartphones mais caros não aceita mais bordas grandes. Elas, as bordas, continuam existindo...só que em menor tamanho. Sharp já fez anos atrás com o Aquos Crystal, depois a Xiaomi veio com o Mi Mix, seguido neste ano por nomes pesados da Samsung e o S8, junto com a LG e o G6. É esperado que a Apple siga este caminho.

Vários rumores apontam para isso, desde um vazamento de tela capturada pelo McDonald’s, passando por vários outros vazamentos aqui e ali. Sim, com tanta seta apontando para este caminho, é mais do que óbvio que a Apple não vai continuar com as bordas imensas dos iPhones.

A única parte estranha é que a área de status vai ficar cortada ao meio. Pra onde vai o relógio? E o nome imenso de algumas operadoras do mundo?

Com a tela tomando quase que tudo da frente, o leitor de impressões digitais não apareceu em nenhum vazamento. Nem mesmo atrás, ou do lado. O que leva a crer que a Apple vai colocar este recurso em algum local abaixo da tela. A tecnologia pra isso já existe em smartphones, como a Vivo lá da China ou mesmo a forma ultrassônica que a Qualcomm colocou em algumas telas, anos atrás.

Pode ser que a Apple aprimore a tecnologia e apareça com algo mais bacana, já que o leitor ultrassônico não é tão rápido quanto o que temos hoje em muitos celulares.

Ah, sim, poderemos ter uma tela OLED ou AMOLED. A Apple já tem telas assim, mas apenas nos Apple Watches.

Duas câmeras, dos dois lados

O iPhone 7 Plus já tem duas câmeras e entrega resultados superiores ao iPhone 7. Não em qualidade, mas em possibilidades de fotografia. Todos os rumores que vimos até hoje apontam para o próximo iPhone também com duas câmeras, mas não somente atrás. Na frente também!

Há alguma conversao sobre a utilização da tecnologia criada pela PrimeSense, para entender a câmera frontal com recursos 3D. Isso tende a melhorar o reconhecimento facial, abusar do ARKit e até mesmo substituir o Touch ID pelo reconhecimento do rosto do usuário - algo como a Samsung faz com o S8.

Ah, todos os renders que vimos até agora do novo iPhone apontam para uma configuração diferente de câmera dupla atrás. Pode ser que, com elas de pé, a leitura de profundidade do cenário seja melhor. Sei lá.

Carregamento sem fio

Isso é pouco vantajoso para o usuário, já que por mais que o carregamento não necessite de fios, você ainda precisa encostar o celular em um gadget. 

Para um carregamento sem fios, assim como faz o Apple Watch. Que já é mais inteligente do que o carregamento sem fios dos concorrentes. O motivo? Ele não te obriga a colocar o relógio em uma posição exata. É só encostar o carregador, em qualquer orientação, que ele carrega.

Mais do que dois iPhones

Desde o começo dos iPhones Plus, tivemos dois modelos sendo lançados ao mesmo tempo. Duas variantes do mesmo aparelho, com exceção do esquecido iPhone 5C e o iPhone SE.

É bem provável que a Apple não trabalhe com apenas uma nova geração de dois aparelhos, mas também algo novo para comemorar os 10 anos de iPhone. São 10 anos de vida do primeiro celular que a Apple fez sozinha, sem contar a breve aliança entre Motorola e Apple, que deu fruto no Rokr E1 em 2005. Lembra dele?

Então, iPhone 7S, 7S Plus, 8 e…? Quais são suas fichas? Tela de 4.7, 5.15 e 5.5 polegadas?

O que mais?

Entramos no tradicional da Apple. Um novo chip chamado de A11, já que A10 teve “fusion” no nome por conta de nome já registrado pela AMD. Mesmas capacidades de memória interna, com o baixo modelo de 32 GB.

Bateria um pouco maior apenas para acomodar a tela que vai consumir mais energia e o processador que também terá mais fome. Ele será mais rápido, trabalhará melhor a realidade aumentada do ARKit e não terá entrada pra fone de ouvido. 

Posso estar errado, ter acertado em muita coisa. A coletiva de imprensa deve acontecer no começo de setembro. Os convites, ao menos até a data de publicação desta matéria, ainda não foram enviados. Então até a coletiva é um rumor, um boato.

Enfim, animados com o novo iPhone, ou os novos iPhones? Vocês apostam em mais coisas diferentes? Coloquem aqui nos comentários!