Matérias Especiais 0 / 65 vídeos

Como criar um site profissional sem saber programação

05:51 | 16 de Agosto de 2017

* Conteúdo patrocinado

Criar um website do zero pode não ser das tarefas mais fáceis para quem não sabe programar, ou não entende nada de webdesign. Na verdade, construir um site por conta própria é uma tarefa tão complexa que acabou se tornando uma profissão para muitas pessoas, que estão constantemente estudando para aperfeiçoar seus conhecimentos e acompanhar a evolução das linguagens de programação. Mas você sabia que você não precisa se tornar um programador para criar uma página onde publicar seu portfólio, blog ou divulgar seu negócio?

Quer dizer, caso você precise de um site mais complexo, essa tarefa deve ficar nas mãos de um profissional. Mas para muitas pessoas cuja necessidade é a de uma página simples, mas com visual bacana e funcional, existem serviços online como o Wix, que oferece uma ferramenta gratuita para que o usuário construa, de maneira descomplicada, seu próprio website.

No Wix, é só escolher um template que atenda às suas necessidades, personalizá-lo e publicar sua página. Também é possível incluir ferramentas adicionais por meio de apps e tudo fica otimizado para funcionar em qualquer tamanho de monitor na versão web, e também em dispositivos móveis.

Está a fim de criar seu site com o Wix? Dê o play no vídeo aqui em cima ou acompanhe o passo a passo em texto aqui embaixo.

1. Criando sua conta

O primeiro passo é abrir o Wix e clicar em “Comece Já”. A tela seguinte é onde você criará sua conta, podendo registrá-la com e-mail e senha, ou, ainda, usar suas credenciais do Facebook ou Google para tal.

2. Escolhendo a melhor categoria para seu site

Depois, é só clicar em “Crie seu site” para ser direcionado à página de escolha de templates.

Primeiro, é preciso que você informe que tipo de site deseja criar, para visualizar somente os templates mais recomendados para cada categoria. Você pode escolher um site de negócios, fotografia, eventos, ou, ainda, um blog, portfólio e currículo virtual, por exemplo.

3. Definindo o template

Categoria selecionada, é hora de escolher o template que mais te agrada. No caso de um site de fotografia, algumas subcategorias são exibidas, como eventos, casamento, documental e viagens. Assim que escolher aquele que gostou mais, ao clicar em “Editar” o template selecionado é aberto em uma tela de edição para que seja personalizado.

4. Deixando tudo com a sua cara

Agora, é hora de deixar o layout do site do jeitinho que você deseja. Para personalizar cada pedacinho da página, como textos e fotos de background, é só clicar em cada parte para que seja aberta a janelinha de edição, onde você escolherá fontes, cores, tamanhos e imagens. Quando o campo for de texto, como títulos e descrições, ao clicar em “Editar Texto” você verá o painel com as opções de fontes, cores, tamanhos e efeitos de cada uma delas.

Já quando o campo tiver imagens, ao clicar nele em seguida em “Trocar o background da faixa”, o Wix mostrará opções de imagens prontas, mas você também pode fazer o upload da imagem personalizada que desejar.

Então, clicando em “Imagens”, aparecerá a tela de seu banco de imagens, onde você faz o upload de todas as que deseja utilizar em seu site.

O bacana é que qualquer alteração feita é vista em tempo real aplicada ao layout. Portanto, você acompanha o passo a passo na tela e pode redefinir o que desejar a qualquer momento. Depois que terminar de personalizar todos os campos daquele layout escolhido, você já verá como seu site está ficando. É importante que você salve seu projeto a cada alteração, para não arriscar perder o trabalho caso seu computador trave e precise ser reiniciado de repente, ou, ainda, se a energia cair e desligar sua máquina. Para isso, é só clicar no botão "Salvar" sempre que terminar alguma alteração.

5. Editando a versão mobile

O Wix também converte seu site para uma versão mobile, que é aquela que aparece quando você abrir seu site em um smartphone ou tablet. O serviço já traz o layout escolhido e as modificações que você fez nele convertidos para o formato móvel, mas você também pode acessar o painel de edição mobile para garantir que tudo esteja exatamente como você deseja.


É só clicar no ícone do celular que fica no topo da página para ser direcionado ao painel de edição do layout móvel. Ali, o processo de edição é o mesmo da versão desktop: é só você clicar em cima de cada parte da página que deseja personalizar e seguir os mesmos passos de antes. Caso não queira alterar nada, basta salvar o projeto.

6. Incluindo apps

A esta altura, sua página já está praticamente pronta para ser publicada. Mas você ainda pode incrementar seu site com apps que o Wix oferece. Para isso, é só clicar no terceiro ícone de cima para baixo no canto esquerdo da tela, onde fica o “App Market”.

Automaticamente, a plataforma recomendará apps voltados para o segmento que você definiu lá no começo do processo. Mas você também pode navegar entre as categorias dos apps e escolher aqueles que desejar aplicar. Usamos o app do Instagram como exemplo, e clicamos em “Adicionar”.

Um quadro com o app aparecerá em seu site, e você deve movê-lo para a parte da página onde deseja posicioná-lo. Depois, ao clicar em “Configurações”, é só você conectar com a sua conta do Instagram para que suas últimas fotos apareçam ali em sequência.

7. Coloque o site no ar

Ao salvar o projeto, o Wix pedirá que você defina o seu domínio, que será o seu nome de usuário acompanhado da extensão “wixsite.com”, com a palavra que você definiu para seu site depois da barra. Então, ao clicar em “Publicar”, você verá que o site está publicado e, para acessá-lo, é só digitar o endereço gerado pelo Wix em qualquer navegador.

Se desejar, você pode definir um domínio próprio, como um “.com.br”, por exemplo, e também aprimorar o SEO da página ao acessar o menu de configurações do site, no painel de edição.

Quem desejar investir um pouco mais em seu novo website, pode também fazer um upgrade e alterar a assinatura do Wix, saindo do plano gratuito para um pago, que oferece ainda mais recursos e possibilidades, como domínio próprio grátis, mais espaço para armazenamento, remoção de anúncios, suporte técnico premium, loja virtual, entre outros.

E aí, deu tudo certo? Conseguiu criar seu site com o Wix mesmo sem manjar nada de programação ou webdesign? Você pode usar o campo dos comentários abaixo para divulgar sua nova página!