Hands-on 223 / 224 vídeos

LANÇAMENTO: Sony Xperia XZ1, XZ1 Compact e XA1 Plus 2017 [Hands-on]

03:36 | 31 de Agosto de 2017

A coletiva de imprensa da Sony Mobile está acontecendo exatamente agora, lá na Alemanha, na IFA. Nela, três novos smartphones deram as caras: dois Xperia XZ1 e um intermediário mais potente, o Xperia XA1 Plus. O melhor de tudo? Nós já brincamos com dois desses lançamentos!

Os novos aparelhos foram anunciados apenas seis meses depois da MWC 2017, que revelou o Xperia XZ Premium para o mundo. Com nome de Xperia XZ1 e XZ1 Compact, os modelos contam com processador Snapdragon 835, 4 GB de memória RAM e um visual já manjado por quem acompanha a Sony.

As mudanças para o XZ Premium ficam no acabamento, que agora é mais fosco, e ausência da tela 4K. No lugar dela, o XZ1 vem com display de 5.2 polegadas Full HD, mas que continua com proteção Gorilla Glass 5 e tecnologia HDR. A câmera é de 23 megapixels e tira proveito do já conhecido sensor Exmor RS.

A câmera dos dois smartphones é o ponto forte do lançamento. O sensor continua gravando com câmera lenta de 960 quadros por segundo e com foco preditivo, mas agora permite criar objetos 3D ao escanear o ambiente. Dá pra colocar o rosto de uma pessoa em um boneco tridimensional e criar um vídeo. Ou então imprimir em impressora 3D. Recurso bacana, mas que perde bastante para as possibilidades de câmeras duplas que estão em seus concorrentes diretos. Algo que não há por aqui. E isso faz falta, muita falta.

A versão Compact desce para 4.6 polegadas, mantendo a resolução, processador e memória RAM. A memória interna vai para 32 GB, mas a proteção contra água e poeira continua por aqui. Infelizmente ele não veio pra cá, então imagine que ele é menor. Potente e menor. Ok?

Outro recurso que está presente nos dois é a capacidade de prever o sorriso de uma pessoa, e tirar a foto mesmo sem você tocar no disparador. Depois, quando abrir na galeria, você pode escolher a melhor foto tirada naquele momento e apagar as outras. Ou não.

Ele é um Xperia XZ Premium sem tela 4K. Tem o mesmo processador, mesma memória RAM e interna. Se você tem um, não faz qualquer sentido o upgrade.

Junto dos Xperia XZ1, o intermediário potente XA1 Plus deu as caras. Ele é uma evolução mais plausível, já que adiciona mais hardware ao XA1 anunciado também seis meses atrás. De 3 foi para 4 GB de memória RAM, a tela passa para 5.5 polegadas Full HD e a bateria vai para 3.340mAh de capacidade. A câmera é de 23 megapixels e vem com o mesmo sensor que equipou o Xperia Z5, lançado no final do ano passado.

O acabamento é feito em fibra de vidro, que dá uma sensação de que o corpo é metálico. Além de passar maior segurança ao toque e mais resistência. O processador é de oito núcleos, há 32 GB de armazenamento interno e todos os três smartphones anunciados no evento de hoje acompanham leitor de impressões digitais e Android Oreo instalado de fábrica.

Ainda sabemos pouco sobre disponibilidade e preço no Brasil, mas os três aparelhos chegarão ao mercado internacional já no final de setembro. O Xperia XA1 Plus é uma boa evolução, mas é complicado ver a Sony com o XZ1, que é basicamente um Xperia XZ Premium em sua segunda versão.

Você compraria? Curtiu os lançamentos? Comente aqui abaixo e compartilhe este vídeo.