Dica de App 103 / 114 vídeos

Como deixar seu Android rápido novamente #DicaDeApp

09:02 | Por Wellington Arruda | 14 de Fevereiro de 2018

O lado ruim dos smartphones é que, mesmo depois de um tempo, eles vão mostrando alguns sinais de cansaço que não apresentavam quando eram novos. E as vezes nem é culpa dos próprios aparelhos, em si. Os apps e jogos vão ficando mais pesados, os vídeos daquele rolê ficaram esquecidos e os aparelhos vão acumulando uma certa fadiga.

Mas, por outro lado, existem alguns truques que você pode fazer para deixar o seu smartphone Android funcionando novinho em folha!

1. Não instale apps desnecessários

Se você está procurando por aplicativos que deixarão seu smartphone mais rápido, saiba que isso pode não acontecer. A grande maioria desses aplicativos só tem impacto negativo no seu smartphone, e as ações feitas por eles podem ser feitas também por vocês.

A primeira dica para deixar o seu Android mais rápido é: não instale aplicativos desnecessários. Uma boa opção para verificar o funcionamento do seu aparelho é com o Trepn Profiler, da Qualcomm.

Ele faz a leitura da CPU em tempo real para cada um dos núcleos, além de dados sobre o tráfego de rede e uso da GPU e RAM. O legal é que ele também pode criar perfis para aplicativos específicos, e isso ajuda na hora de analisar se algum app pode estar comprometendo o funcionamento geral do dispositivo.

2. Faça uma limpeza e jogue fora o lixo (bloatware, arquivos, apps não usados)

Um dos principais causadores de lentidão em smartphones é a memória. 1) se ela estiver cheia, o celular vai operar no limite do armazenamento de dados (e isso é bem negativo); 2) que, quando compartilhada com um cartão microSD, ele precisa ser de alta latência.

Mas, se o seu smartphone está com a memória cheia, você deveria começar eliminando todo o bloatware e aplicativos que não usa há algum tempo. Além do mais, você pode excluir os arquivos da pasta downloads e o cache dos apps nas configurações.

Um bom aplicativo para fazer tudo isso é o Files Go, que conta com um belo gerenciamento de memória. Ele consegue encontrar até os memes em baixa resolução, arquivos duplicados e mídias de aplicativos específicos. Aí você consegue eliminar tudo de um jeito rápido, prático e bem simples.

É claro que existem muitos outros aplicativos com proposta semelhante, mas o Files Go tem se mostrado confiável e muito útil desde seu lançamento.

3. Elimine widgets e limpe a tela inicial

Sabe todos aqueles 78 widgets que você usa na tela inicial? Eles podem ser bem legais e trazer funções e atalhos interessantes, mas também podem deixar o seu smartphone um pouquinho mais devagar.

O caso principal aqui é que, quando combinados em grande quantidade, os widgets tendem a deixar a interface um pouco mais lenta. E um dos principais motivos é a sincronização constante deles.

Combine isso a um papel de parede com imagens psicodélicas que se mexem o tempo todo e, pronto, tenha aí uma maneira de deixar a sua tela inicial mais devagar. E ninguém quer isso.

Sendo assim, deixe apenas o (s) widget (s) necessário (s) para ajudar no seu cotidiano, um papel de parede mais simples e menos ícones e páginas. Isso até pode te ajudar com a organização geral do aparelho.

4. Desative as animações

Um outro ajuste que pode surtir efeito a médio e longo prazo é desativar as animações do seu smartphone. Se isso estiver em conjunto com as dicas anteriores, por exemplo, você perceberá uma certa fluidez ao usar o aparelho normalmente.

Se nos Ajustes/Configurações do seu smartphone não houver nenhuma opção muito clara sobre isso, você precisará ativar as “Opções do desenvolvedor”.

Depois de ativadas, é só rolar a página até chegar na opção “Desenho”. Agora é a hora de desativar todas as animações possíveis que estiverem ligadas, e então aqueles efeitos de rolagem e troca de apps ficam todos de lado.

Perde um pouco na “beleza” no ponto de vista de alguns, mas na prática isso é bem funcional.

5. Instale versões mais leves dos apps

Versões mais leves de aplicativos populares não são tão antigas, e sua real funcionalidade pode se confundir. Em partes, esses aplicativos “Lite” foram criados para dispositivos com hardware mais simples, embora escondam vantagens como a economia de dados e de armazenamento, também.

E, ok, eles também não têm tantos recursos. Mas para quem busca o básico e navegar com fluidez, vale muito a pena dar uma chance para este grupo de apps.

A lista de aplicativos “Lite” ainda não é tão grande quanto a de apps normais, mas aqui vão algumas opções que podem ajudá-lo no dia-a-dia:

6. Não use launchers pesados

Se você curte personalizar o seu smartphone mas já percebeu que ele vem apresentando uma certa lentidão, uma boa opção é deixar de lado aquele launcher que te acompanhou por tanto tempo.

Pode ser doloroso no início, mas se você já usa um launcher pesado e passa a usar outro, totalmente mais simples (como os da própria Google), pode sentir essa diferença na prática. Isso elimina todas as funções dedicadas desses launchers, mas otimiza a interface para trabalhar mais rapidamente.

E, é claro, aqui vão mais algumas dicas rapidinhas para você dar aquele gás no smartphone Android:

  • Reinicie o seu smartphone;
  • Verifique se o software está atualizado;
  • Redefinir de fábrica em ocasiões mais pesadas;
  • Apague o cache periodicamente, como toda semana ou mês.

Algumas dessas dicas com certeza já são conhecidas por vocês, mas nós decidimos dar esse “pulo no passado” e tentar mostrar que aquela lentidão toda não significa que você precisa, necessariamente, trocar de celular.

Mas, e vocês, curtiram as dicas? Vocês também podem colaborar deixando as próprias dicas aqui nos comentários sobre como deixar o Android mais rápido.

Gostou desse vídeo?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.