Dica de App 116 / 123 vídeos

5 melhores aplicativos para ouvir podcasts #DicaDeApp

12:10 | Por André Fogaça | 01 de Junho de 2018

O Google ainda não criou um agregador famoso para o Android encontrar podcasts de forma tão fácil, como acontece no iOS - onde é só abrir o app Podcasts e pronto, já vem até pré-instalado. Por conta disso, elaboramos uma lista com cinco apps que podem te ajudar na hora de escutar o Porta 101, o podcast do Canaltech ou qualquer outro podcast que você já acompanha de alguma forma.

Castbox (de graça)

O primeiro da lista não é o mais popular, mas tem recursos de sobra para suprir esta falta. Ele está disponível em português do Brasil, tem interface mais limpa do que alguns concorrentes e abusa de inteligência artificial para propor novos podcasts. Todo este entendimento sobre outros canais de podcast é feito com base nos que você já segue, listando suas preferências com facilidade.

Ele tem uma versão web sem custos e existe uma aba para explorar novos podcasts, com base em sua região. Por fim, é possível até iniciar uma gravação de podcast pelo app, por mais que esta função fique mais de lado.

Pocket Casts (R$ 8,99 no Android e R$ 12,90 no iOS)

A segunda sugestão é uma preferência pessoal, é o meu app de podcasts predileto e também já recebeu alguns prêmios na Play Store como na App Store. Infelizmente é o único que não tem qualquer versão gratuita, mas é bom o suficiente para o investimento. Ele consegue sincronizar a reprodução entre diversas plataformas (começa a escutar no iOS, continua de onde parou no Android e termina exatamente no mesmo ponto na versão web).

Além disso, ele é compatível com Apple Watch, Wear OS (ex-Android Wear), AirPlay e Cast (para dispositivos com ChromeCast ou Google Home). Para amantes de podcast, vale o investimento. Para quem está começando neste mundo, é mais interessante testar algo sem custos.

WeCast (de graça, mas com versão paga)

Este é o mais diferente da lista, não por preço ou plataforma, mas por um recurso extra bastante interessante: nele você pode colocar informações extras em episódios, que ficam disponíveis para todos os usuários do app. É possível criar anotações e adicionar imagens em pontos específicos de cada episódio de podcast que você acompanha.

Além disso, ele permite que você crie anotações para pular o episódio para uma para uma parte definida. Algo como pular a leitura de e-mails, ou os comentários do podcast anterior, para ir direto até a pauta.

SoundCloud (de graça)

O app do SoundCloud está longe, muito longe de ser um app bem feito, ou mesmo um app interessante. Ele é o pior em tudo desta lista, seja por ser o mais confuso ou então o com interface menos amigável, só que ele tem a vantagem de ser a plataforma mais querida para enviar o podcast. Desta forma, você interage melhor com sua conta do SoundCloud e até mesmo inicia uma gravação que, quando terminada, é enviada automaticamente para a nuvem.

Neste cenário, onde você precisa gerenciar sua página dentro do SoundCloud, vale cada MB ocupado pelo app. Caso contrário, vá com qualquer outra sugestão deste artigo.

Podcast Republic (de graça)

Finalizando a lista, temos o Podcast Republic. Ele é muito famoso no Android e só lá, por um motivo bem simples: não existe versão deste app para iOS. A interface é limpa e lembra muito o Pocket Casts, com interface bastante simples e organizada.

O objetivo do Podcast Republic é de tornar a experiência única que o pessoal do iOS tem com o iTunes, dentro do app Podcast.

Gostou desse vídeo?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.