Comparativo 165 / 193 vídeos

Samsung Galaxy Note 8 vs Essential Phone [Comparativo]

07:02 | Por André Fogaça | 20 de Fevereiro de 2018

Andy Rubin cansou de ser apenas o pai do Android e criou seu próprio smartphone, que roda Android e é quase que um Android puro. A Samsung não cansou tanto assim, mas fez o Note 8 suprir todos os problemas da vida curta e polêmica do Note7. Deu certo. Supondo que você quer um deles, qual é o melhor?

CONSTRUÇÃO

Se você tem o melhor de cada empresa (no caso deste ringue, a Samsung e a Essential), naturalmente você tem o melhor acabamento e a melhor construção. Certo? Certo! A Samsung fez isso com o Note 8, quando colocou o belíssimo corpo que nasceu com o S8. Por aqui há um conjunto de metal e vidro que é curvo na parte da frente. Há apenas dois pontos negativos no Note 8: a pegada sofre com uma tela tão grande, junto de leitor de impressões digitais em um local bem pouco prático.

Já o Essential também impressiona, só que com um visual mais quadradão e menor do que o Note 8. Ele é mais leve e menor em todas as dimensões, encaixa com mais conforto nas mãos e tem maior aproveitamento de tela. O corpo é feito em uma mistura de cerâmica na traseira, titânio nas bordas e vidro na frente. Os dois contam com Gorilla Glass 5 como proteção.

Mas o Essential perde em três pontos bastante importantes: ele não tem entrada para fones de ouvido, expansão de memória, e ele não tem a proteção contra água que o Note 8 tem.

DESEMPENHO

O Essential vem com um chip Snapdragon 835, que é o mesmo que equipa o Galaxy Note 8 lançado nos Estados Unidos. É o melhor processador que a Qualcomm lançou em 2017, tanto para o Essential, como para o Note 8. O que muda no Brasil e no restante do mundo é que temos uma variante do Exynos que é compatível com o esperado do Snapdragon.

Além disso, há outros aspectos de hardware em jogo. A memória RAM é mais pomposa no Note 8, com seus 6 GB, contra 4 GB no Essential. Na memória interna há outra diferença, com 128 GB em seu único modelo para o Essential e 64 GB na versão mais básica do Note 8.

Por ter mais memória RAM, o desempenho do Note 8 agradece e ele é capaz de abrir mais apps ao mesmo tempo. Por outro lado, o Essential vem com o dobro de memória interna logo de cara, mas não permite a expansão dela. O Note 8 permite, já que tem um espaço para microSD que pode adicionar muito ao conjunto.

DISPLAY E MULTIMÍDIA

O Galaxy Note 8 faz parte dos primeiros smartphones que utilizam telas enormes, no lugar de displays em 16:9. O Essential vem na mesma pegada e também aposta em um formato mais alto de tela, que ocupa muito da frente. Em números, a tela de 6.3 polegadas do Note 8 ocupa 83,8% da frente, contra 84,9% da frente do Essential e suas 5.71 polegadas.

Ambas oferecem ótima qualidade de cores e ângulo de visão bastante generoso. O que muda é que o Super AMOLED do Note 8 lida melhor com ambientes externos do que o IPS LCD do Essential. Além disso, há dois pontos que dão o prêmio ao aparelho da Samsung: o Note 8 é compatível com conteúdo em HDR e não há nada invadindo a tela, como a câmera frontal do Essential.

CÂMERAS

Os dois smartphones utilizam duas câmeras traseiras, só que com propósitos bem diferentes. O Essential utiliza dois sensores de 13 megapixels, um capturando imagens com cores e outro sem cores. O objetivo é de melhorar a captura de fotos noturnas e também entregar uma imagem em p&b que é naturalmente sem cor.

O Note 8 vem com uma dupla de 12 megapixels, só que com estabilizador óptico em ambas as lentes e abertura máxima de 1.7, contra 1.9 do Essential. Na soma dos resultados, o Note 8 tira fotos melhores do que o Essential em todos os cenários. Além disso, ele é o único que permite, nativamente, que você altere o desfoque de fundo que aparece no modo retrato.

BATERIA

O Galaxy Note 8 foi equipado com uma bateria menor do que o Note7, por razões de segurança. Ele vem com 3.300mAh de capacidade, contra 3.040 do Essential. Mas, ao final do dia, os dois smartphones permitem o uso durante todo o dia e ainda voltam para casa com alguma energia sobrando.

No teste de reprodução de vídeo, colocamos um vídeo em Full HD do YouTube para rodar via streaming no Wi-Fi, e com o brilho no máximo. O resultado ficou em 17% por hora de descarga do Essential, contra 13% de descarga com exatamente o mesmo teste no Note 8.

PREÇO

Como o Essential não é vendido no Brasil, este comparativo será feito com base no preço dos Estados Unidos, onde ambos os modelos são vendidos. Por lá, o Galaxy Note 8 é vendido em sua versão mais simples, com 64 GB de memória interna, por US$ 949 e sem contar impostos locais. Já o Essential, com 128 GB em sua única versão, está custando US$ 499. Quase que a metade do que custa o Note 8.

QUEM GANHA?

Fechamos esta comparativo da seguinte forma:

* 1 ponto para o Essential Phone: preço.
* 5 pontos para o Galaxy Note 8: construção, desempenho, display + multimídia, câmeras e bateria.

Por mais que o Galaxy Note 8 receba o troféu deste comparativo, já que ganhou em todos os pontos disputados, vale lembrar que, com o preço de apenas um Galaxy Note 8, você leva dois Essential Phones. Ou seja, se você quer economizar e levar dois Essentials, ou apenas economizar, vale a pena. Lembrando, claro, que o Note 8 comprado no Brasil tem garantia que a Samsung cobre qualquer defeito de fabricação por 12 meses. Além disso, ele tem uma rede de assistência técnica autorizada pela Samsung – e a Essential não tem nada disso no Brasil.

Gostou desse vídeo?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Citadas no Vídeo