Comparativo 175 / 193 vídeos

Moto G6 vs Moto X4 | Comparativo de câmeras

29:21 | Por Alexsander Pena | 15 de Maio de 2018
Tudo sobre

Lojas para comprar o Moto G6 pelo menor preço:
Magazine Luiza
Americanas
Motorola
Cissa Magazine
KaBuM!
Ponto Frio

---

Comparamos as câmeras do recém-lançado Moto G6 com o Moto X4, modelo de 2017. O comparativo ainda é válido, afinal os dois aparelhos estão custando praticamente a mesma coisa. Quem será que se saiu melhor?

Sobre as câmeras

Moto G6 possui duas câmeras, uma com abertura f/1.8 e 12MP para ajudar em ambiente com pouca luz e uma segunda com abertura f/2.2 e 5MP, porém que serve apenas como auxiliar para a outra. O sensor que só captura preto e branco e de 5MP não pode nem ser usado separadamente e é basicamente um "medidor de distância" pra ajudar na hora de desfocar o fundo.

Já o X4 possui dois sensores utilizáveis, sendo um comum, com uma distância focal um pouco mais aberta que a do sensor do G6, com os mesmo 12MP e abertura f/2.0, e o segundo sensor, com alcance de 120 graus, abertura f/2.2, 8MP e foco fixo, portanto nada de fazer uns macros com essa lente, só fotos que vão caber a turminha toda.

Nitidez

Nesse teste dá para perceber bastante para o que cada um desses celulares é pensado. O X4 tem um pós processamento pesado pensando em capturar texturas e contrastes, dando muito mais nitidez do que o G6, que tende a amenizar tudo, claramente pensando em pele, como um modo de embelezamento por default.

Claro que isso complica em alguns pontos para o X4, mas ainda assim é menos complicado do que do que os pontos (ou falta de pontos do G6). 

Cor

O moto G6 suaviza a foto enquanto o X4 traz artefatos e textura, porém, apesar dos pontinhos de cores diversas e uma textura meio arenosa, o X4 consegue uma fidelidade de cor muito superior, delimitando bem onde começa uma e outra, mostrando luz e sombra, não apenas uma cor chapada, como faz o G6. Não que o X4 faça um resultado a nível de um flagship, mas claramente faz um trabalho muito superior ao G6.

Em fotos com luz natural vemos que o G6 tem um comportamento estranho em relação às cores. O X4 apresenta cores bem mais realistas, uma boa saturação e nitidez, sem confusão entre as cores. 

Baixa Luminosidade

Aqui chega a ser complicado. Os dois celulares performam de maneira duvidosa em pouquíssima luz. Pouquíssima mesmo. Apenas uma vela faz o trabalho aqui, porém é o mesmo teste que fizemos com o grandões Iphone x e Galaxy S9, que conseguiram resultado bacana. Não queremos o mesmo resultado, mas pontuamos isso para mostrar que é possível resultado nesse caso.

Mas obviamente não é o caso deles. Aqui as coisas invertem de leve, com o X4 largando mão da nitidez e tentando pegar uma foto visualmente mais agradável, enquanto o G6 coloca o pós processamento no talo, puxa todo o ruído do mundo e faz uma foto que dificilmente vai para o seu Insta; porém se a ideia for fotografar um documento, o seu G6 ao menos vai criar um resultado legível.

Não há melhor e nem pior, apenas duas versões de um mundo não ideal de fotografia noturna.

HDR

Ambos os celulares aumentam consideravelmente seu alcance com o HDR, sendo que o G6 se comporta melhor no geral, mesmo não tendo um resultado primoroso. Ele consegue trazer mais detalhes em uma situação pouco favorável, captando mais detalhes da janela ao fundo da imagem.

Já o X4 sofre mais em ambos os sensores, sendo quase imperceptivelmente melhor no sensor de maior ângulo, talvez por seu diafragma mais fechado. Ambos estavam no automático o ajuste de exposição foi feito com base na mesa mais próxima. Uma observação quanto ao X4: saiu de foco mais de uma vez, o que pode ser complicado na hora de fotografar seu cachorro correndo feliz.

Modo retrato

O novo amor de todos os smartphones está aqui, e suas fotinhas vão poder ter um fundo desfocadinho e fofo. Ambos fazem um trabalho decente nesse quesito, com o G6 um pouco menos detalhista, desfocando e focando uns lugares errado com mais frequência, mas ambos perdem detalhes.

Agora, decidir um melhor é tarefa complicada. O Moto X4 continua fazendo um trabalho melhor na nitidez e contraste; já o G6 faz um trabalho melhor nas cores da pele, estourando menos e apresentando uma pele mais agradável, quase como um hidratante eletrônico.

No fim, os dois têm um trabalho bem equiparável, com o X4 errando só um pouco menos no seu corte.

Frontal

Assim como no modo retrato, a luta aqui é párea. As duas fotos são aceitáveis para uma câmera frontal, com pontos negativos e positivos para um e outro.

No quesito definição, vitória clara para o X4. O dobro de megapixels (16 contra 8) e uma maior abertura (f/2.0 contra f/2.2) ajudam bastante. A pele fica cheia de detalhes mesmo que você não queira, a janela lá no fundo está bem mais retinha e definida e o ruído sempre presente está bem menos gritante no X4.

Já o G6 fez um trabalho melhor com cor. Suprimiu os verdes naturais do softbox, deu um jeito no flare e a foto ficou bem mais pronta pra ficar cheia de likes no Insta. Juntando isso a falta de definição que pode sumir com algumas espinhas, a selfie do G6 pode agradar a muita gente.

Bom salientar que não tivemos problemas com o foco do X4 aqui. Houve diversos casos de smartphones que não focavam nem rezando, mas conosco deu tudo certo.

Agora fica pra você decidir se quer uma foto com tudo definidinho ou se prefere aparecer levemente mais saudável.

Video

Esse é um quesito complicado para o G6, então vamos começar onde o garoto é melhor: cor. Ele é sutilmente mais quente e possui menos verdes, dando uma cor mais bonitinha pro seu céu azul ou sua pele.

No resto, o G6 sofre e muito. As duas câmeras têm uma nitidez muito similar em FullHD, porém o X4 é capaz de fazer vídeo em 4K, o desempata e muito esse quesito. Os video em slow Motion funcionam de maneira idêntica em ambos, mas o G6 possui um crop, ou seja, usa um espaço menor do sensor para estes vídeo. Dessa forma, ele dá um zoom e, mesmo que ambos gravem apenas em HD em slow, o X4 possui claramente mais qualidade, além de que você não vai ter que dar vários passinhos para trás para reenquadrar o que quer filmar utilizando ele.

Além disso, o X4 tem uma segunda câmera funcional, onde você vai poder gravar em fullHD uma cena mais aberta e também fazer um slow motion, porém este eu não recomendo, uma vez que a qualidade é baixíssima e qualquer pessoa vai virar um boneco 8-bits.

Interface/usabilidade

As duas interfaces são bem parecidas, com pequenas mudanças que dificilmente vão ser um fator na hora de você decidir com qual vai tirar suas fotos. O único ponto a acrescentar é a demora do processamento. O X4 demora um pouco mais para processar o HDR e fotos comuns, porém é uma demora uniforme. Já o G6 é mais rápido as vezes, porém em alguns momentos ele engasga, assusta e fica uns bons segundos pensando, o que pode ser chateante em um momento que precisar tirar diversas fotos.

Mas para esses casos, ambos vem com modo Burst. Segure o botão de foto e tire fotos loucamente até quando quiser, ou sua memória acabar.

Conclusão

Vendo todos esse pontos, fica notável que o X4 ainda tem uma câmera melhor na maioria dos pontos, e deixa também bem duvidosa a escolha da Motorola em trocar a segunda câmera mais aberta por um sensor que pouca diferença faz no resultado final. Dá a impressão que, na verdade, o G6 se trata de um celular com apenas uma câmera traseira. Ainda sim, o G6 tem como virtude trabalhar bem a cor de pele, mesmo que mate o contraste e definição para ajudar nisso.

Gostou desse vídeo?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.

Ofertas Moto X4

Citadas no Vídeo