Publicidade

iPhone XS vs iPhone X [Comparativo]

Por Wellington Arruda | 12 de Novembro de 2018 às 15h00

Link copiado!

iPhone XS vs iPhone X [Comparativo]

No ano passado, a Apple lançou um iPhone “comemorativo” para os 10 anos de lançamento do primeiro smartphone da companhia. Em 2018, a empresa deu continuidade ao projeto com o iPhone XS, um pequeno update em relação ao iPhone X.

Essa nova geração do iPhone, porém, marcou algumas novidades para o mercado: a primeira delas são os mil dólares cobrados por cada, e a segunda o notch. Mas, óbvio, estes são apenas itens específicos, então o que será que mudou entre o iPhone X e o XS?

CONSTRUÇÃO

Os upgrades “S” normalmente não trazem mudanças incríveis no corpo, e aqui não seria diferente. Tanto que as principais diferenças estéticas são essas: as listras para antenas e alinhamento das saídas de baixo não estão mais tão uniformes, e há uma nova cor dourada.

Continua após a publicidade

Os dois celulares trazem construção em vidro nos dois lados, com aço inoxidável nas laterais. Essa nova geração do iPhone traz certificação IP68, o que é muito bom, e o iPhone X traz a IP67. As dimensões dos celulares foram mantidas, com diferença do peso: o novo agora é 3 gramas mais pesado.

Quem esperava um upgrade estético já no ano seguinte do lançamento do iPhone X pode se decepcionar, mas quem já esperava por mudanças simples assim, até que o choque não é tão grande.

Vencedor: iPhone XS.

DISPLAY E MULTIMÍDIA

Continua após a publicidade

O display usado pela Apple no iPhone X e XS é um OLED de 5,8 polegadas (2436 x 1125 pixels). Eles trazem, como recursos extras, suporte ao 3D Touch, tecnologia True Tone para adaptar as cores e suporte a reprodução de conteúdo em HDR.

A Apple fez um bom trabalho calibrando esses painéis, que normalmente não apresentam cores saturadas. Do mesmo modo, o recorte/notch que possibilita a existência do Face ID ainda incomoda quem quer consumir conteúdo nos dispositivos.

Ele não vai arruinar a sua experiência de uso com o iPhone X ou XS, já que o notch se parece mais com uma limitação tecnológica atual na hora de entregar mais tela em um corpo menor.

A companhia também melhorou as saídas de som estéreo no novo iPhone. Ela consegue se sair melhor do que a última geração, embora, no geral, a Apple tenha dado um banho de água fria nos usuários. Quer dizer, mais um: além de tirar a entrada de 3,5mm, a partir do XS a empresa não vai mais enviar o conector P2 para Lightning.

Continua após a publicidade

Vencedor: empate.

USABILIDADE + DESEMPENHO

Uma grande mudança entre o iPhone X e o XS está no chip A12 Bionic (7nm), que se comparado ao A11 Bionic (10nm) da última geração, segundo a Apple, é superior tanto graficamente quanto no processamento, além de trazer mais capacidades de Inteligência Artificial e aprendizado de máquina.

Na prática, mesmo, você vai ter uma experiência muito rica com qualquer um deles. Eles vão rodar tudo o que a App Store disponibiliza, sem travamentos, e com facilidade de uso, já que estamos falando dos dois últimos aparelhos mais potentes da Apple.

Continua após a publicidade

Agora, no XS, você pode por exemplo cadastrar dois rostos para desbloqueio no Face ID. A Apple garante que ele está mais rápido, mas não é perceptível. Se você mora em cidades com disponibilidade, o novo modelo também tem LTE de classe Gigabit.

Internamente, o XS tem 4 GB de RAM e GPU quad-core, contra 3 GB e uma GPU de três núcleos do X. Ele também vem com uma versão extra, com 512 GB de armazenamento, para quem precisa de um pouquinho de espaço para salvar as coisas.

Aliás, com o iOS 12, o iPhone X ganhou uma série de recursos disponíveis no iPhone XS, embora o novo aparelho, de fato, fique com a vantagem por causa do novo chip.

Vencedor: iPhone XS.

Continua após a publicidade

CÂMERAS

O hardware básico de câmera do XS continua o mesmo, com dois sensores de 12 MP (f/1.8 e f/2.4), sendo um deles telefoto com zoom de 2X. Ele mantém a OIS nas duas câmeras, embora a lente principal seja um pouco mais larga e equivalente a uma distância focal de 26 mm, contra 28 mm do iPhone X.

Os pixels maiores também permitem melhores resultados em locais com baixa luminosidade, mas as mudanças não são tão gritantes. Aqui, novamente, o A12 Bionic ajuda com o novo processamento de sinal de imagem, que mantém as sombras, contraste, definição e mais em fotos e vídeos.

Tanto o iPhone X quanto o XS podem fazer vídeos em 4K com 60 fps, ou em Full HD (câmera lenta) a 240 fps. Outra mudança, essa para o Modo Retrato, permite ao usuário controlar o nível de desfoque das imagens.

Continua após a publicidade

Na frontal, o iPhone XS mantém as mesmas configurações de 7 MP (f/2.2) e agora pode gravar em Full HD a 60 fps. Ela também traz o recurso de HDR Inteligente, presente nas câmeras traseiras.

Vencedor: iPhone XS.

BATERIA

No ano passado, a Apple voltou a usar o vidro nos seus celulares e inclui suporte ao carregamento por indução. O iPhone X chegou com 2.716 mAh, contra 2.659 mAh do XS. Houve uma melhoria no desempenho do novo celular na reprodução de vídeos online, inclusive: ele obteve média de descarga de 15% por hora, contra 19% do último modelo.

Continua após a publicidade

A Apple também não inclui o carregador rápido padrão já na caixa do smartphone, logo, ainda que ele traga suporte, você precisará comprar um adaptador. Quanto às médias de uso, o XS não superou o iPhone X como upgrade. Ele ganhou um melhor gerenciamento de energia com conteúdo multimídia, mas seus níveis de autonomia ainda são semelhantes.

Vencedor: empate.

PREÇO

A Apple lançou o iPhone X no Brasil por R$ 6.999 com 64 GB, enquanto que o XS teve seu preço estipulado em R$ 7.299 também na versão mais básica. Sem comentários...

Continua após a publicidade

Vencedor: empate.

QUEM GANHA?

* iPhone X (3 pontos): display e multimídia, bateria, preço
* iPhone XS (6 pontos): construção, display e multimídia, usabilidade + desempenho, câmeras, bateria, preço

O XS é um upgrade pequeno em relação ao X, e se você já comprou o iPhone mais caro do ano passado, provavelmente não precisará de um outro iPhone tão caro quanto neste ano. Os dois aparelhos, certamente, serão atualizados por muito tempo, embora aqui seja preciso relembrar algo: o iPhone X não é mais vendido comercialmente pela Apple.

Continua após a publicidade

A companhia continuará oferecendo suporte de atualizações para ele, mas o iPhone comemorativo lançado no ano passado saiu do lineup da companhia.

Apoio: Cellshop