Comparativo 137 / 148 vídeos

Galaxy J7 Neo vs Moto E4 Plus [Comparativo]

08:03 | 14 de Setembro de 2017

A briga pelo melhor intermediário de entrada ficou ainda mais acirrada em 2017, com diversos modelos sendo lançados e confundindo ainda mais a salada mista de modelos e nomenclaturas nas prateleiras. De um lado a Motorola aposta no seu Moto E4 Plus, e do outro lado temos o Galaxy J7 Neo da Samsung, ambos na faixa dos 1,000 reais.
Quem vencerá essa treta maligna pelo seu suado dinheirinho? Se liga só nesse comparativo que fizemos para te ajudar a escolher entre eles!


CONSTRUÇÃO

O Moto E4 Plus possui design feito em metal, com tampa traseira removível que escondem sua massiva bateria de 5.000mah, e bordas de plástico para a propagação de sinal, o que o torna um dispositivo desengonçado e pesado nas mãos. Já o J7 Neo vai em uma estrada totalmente oposta à da Motorola, trazendo o velho corpo de plástico leve com tampa malemolente e bordas mais plásticas ainda, trazendo aquela sensação que mistura leveza e fragilidade. O ponto aqui vai para o Moto E4 Plus, com a ressalva de que há aparelhos no mercado com muita bateria e que não são tão pesados quanto esse smartphone.

USABILIDADE + DESEMPENHO


Dispositivos intermediários nessa faixa de preço nem sempre são um primor quando falamos em desempenho e execução de apps em multitarefas, e há um abismo entre estes dois concorrentes.


O Moto E4 Plus conta com um conjunto modesto de hardware, composto por:

  • Chipset Mediatek MT6735
  • Quad-core 1.3 GHz Cortex-A53
  • GPU Mali-T720
  • 2 GB de RAM

Que ajuda o dispositivo a rodar tarefas mais básicas, mas quando você tenta jogar alguma coisa mais pesada ou deixa muitos apps abertos em segundo plano, o E4 Plus logo mostra as suas limitações, com travamentos e quedas de frames constantes em jogos e alguns travamentos entre apps sendo reabertos em multitask, tornando a experiência bem lamentável algumas vezes. Nem o Android que muitos consideram mais "Puro" e que seria mais leve, salvam o E4 Plus.

Já o Galaxy J7 Neo é surpreendente para essa faixa de preço, contando com:

  • Chipset Exynos 7870 Octa
    Octa-core de 1.5ghz
    2 GB de RAM
    GPU Mali-T830 MP2

Em nossos testes ele se saiu muito bem ao rodar a interface Grace Ux sem nenhuma complicação, e executou apps mais simples de redes sociais e mensageiros sem problemas. Nos surpreendemos com os games pesados sendo rodados com maestria pelo conjunto mais modesto de hardware, que renderizou partículas e belos gráficos sem perder o folego na maioria dos casos.

Um ponto claro para o Galaxy J7 Neo!

DISPLAY e MULTIMÍDIA

AMOLED x IPS é uma espécie de Barcelona x Real Madrid dos smartphones, com defensores das duas tecnologias tretando eternamente. Aqui temos um caso clássico:

O Moto E4 Plus possui tela IPS LCD de 5.5 polegadas, em resolução HD, com 267 ppi de densidade.

Já o Galaxy J7 Neo vem equipado com um display Super Amoled de 5.5 polegadas, a mesma resolução HD e com 269 ppi de densidade. Tecnicamente, são displays quase idênticos, mas o pulo do gato está na tecnologia Super Amoled, que confere ao J7 Neo cores muito mais vivas, com excelentes níveis de contraste, saturação e brilho de tela, para compensar a falta de resolução nativa que se limita à 720p, que ficam visivelmente superiores às cores bem mais lavadas e com pretos mais esbranquiçados e brancos menos brilhantes do E4 Plus.


Em mais esse clássico combate de displays, o Super Amoled venceu neste comparativo, ponto para o J7 Neo.

CÂMERAS

Item que nunca se destaca muito nos intermediários de entrada, as câmeras aqui estão em um patamar semelhante, mas com alguns pontos que desempatam a briga.

O Moto E4 Plus possui câmera principal de 13 megapixels, com abertura de F/2.0 e gravações de vídeo em 1080p a 30 quadros por segundo. Já no Galaxy J7 Neo o quadro é parecido: Sensor principal de 13 megapixels, com abertura ligeiramente maior de F/1.9, e que também filma em 1080p a 30 quadros por segundo. Os resultados seriam praticamente iguais aqui em boas condições de luminosidade, se não fosse pelo sensor CMOS presente na câmera do J7 Neo, que traz mais maturidade de hardware e controle de entrada de luz no sensor, que dá ao J7 Neo uma boa vantagem na hora de capturar e pós processar as fotos.

O ponto é do J7 Neo, mesmo considerando que os dois possuem sensores bem simples voltados para fotos bem casuais.

BATERIA

5.000mah do Moto E4 Plus versus 3.000mah do J7 Neo: Parece uma vitória fácil do Moto E4 Plus, mas há detalhes que preciso te contar.

O processador Mediatek MT6735 equipado no Moto E4 Plus, além de ser claramente menos potente que o Exynos presente no J7 Neo, gasta mais bateria tanto em Standby quanto em apps executados com a tela ligada, e a Samsung desenvolveu muito bem o Exynos 7870, que além de ter performance muito satisfatória, se saiu absurdamente bem nos nossos testes de bateria aqui no Canatech. Eu te contei isso porque se a Motorola tivesse optado por um processador melhor e menos beberrão, a vitória aqui seria esmagadoramente brutal, mas como eu havia dito, Ponto para a Motorola, que tem bem mais miliamperes-hora e software mais clean que o J7 Neo, e que podia ser muito, mas MUITO MELHOR que vários dispositivos por aí se tivesse escolhido um processador mais eficiente.

PREÇO

O Moto E4 Plus pode ser encontrado por R$ 949,00 na loja oficial da Motorola, e na loja oficial da Samsung, o J7 Neo pode ser encontrado por aproximadamente 999,00.

Como os preços são muito semelhantes, cabe a você decidir o que acha mais interessante comprar. Então se você preza por MUITA bateria e design mais robusto, pode ir de E4 Plus sem peso na consciência. Se câmeras, tela bonita e principalmente DESEMPENHO forem suas prioridades, vá de J7 Neo sem medo de ser feliz. E para desempatar a briga, eu levo em consideração o conjunto da obra do aparelho, somando o que ele oferece de bom e ruim e os trade-offs, as trocas que você faz ao levar cada um pra casa. No nosso veredito, levando o J7 Neo, você tem muito mais desempenho, tela bem mais bonita, câmeras mais competentes e um sistema operacional com mais recursos. Em muitos casos, o E4 Plus só um powerbank bem robusto e que…. roda Android, e pode deixar alguns usuários na mão de modo geral.

Ponto para o J7 Neo.

QUEM GANHA?

Senhoras e senhores, o resultado final foi:

  • Moto E4 Plus com com 2 pontos (em BATERIA e CONSTRUÇÃO)
  • Galaxy J7 Neo com 4 pontos (em USABILIDADE + DESEMPENHO, DISPLAY e MULTIMÍDIA, CÂMERA E PREÇO)

E chegamos no fim desse duelo de intermediários que lutam desesperadamente pelo seu dinheiro, com a vitória do Galaxy J7 Neo, que mesmo tendo um design mais frágil e bem ultrapassado, é mais completo em especificações e não sofre do problema crônico de desempenho do Moto E4 Plus, mesmo lutando bravamente com seu corpo robusto, design moderno e super bateria para dois dias de uso.