Canaltech Responde 165 / 193 vídeos

Pouca RAM no celular é um problema? [CT Responde]

07:55 | Por Adriano Ponte | 04 de Setembro de 2018

Respondendo um de nosso espectadores/leitores do Canaltech, falamos neste Canaltech Responde um pouco sobre "pouca memória RAM no smartphone".

O principal ponto é não misturar ROM com RAM, antes de qualquer coisa. ROM é uma das descrições popularmente utilizadas para o armazenamento interno de um smartphone, onde permanecem os arquivos permanentes do aparelho e dados dos aplicativos; RAM é a memória volátil de alta velocidade que mantém abertos os processos do smartphone naquele momento.

Celulares com pouca RAM precisam gerenciar de forma mais agressiva os dados presentes ali, eliminando aplicativos abertos em segundo plano com mais frequência que o normal, necessitando recarregar estes processos do zero quando solicitados novamente pelo usuário (criando períodos de espera maiores que o ideal).

Nesse processo constante de re-consulta à ROM a baixa quantidade de RAM mostra-se um problema, não impedindo o usuário de operar seu smartphone... apenas aborrecendo-o no processo e causando algumas perdas de tempo durante o dia.

Gostou desse vídeo?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.