Canaltech Responde 117 / 120 vídeos

Filtro de luz azul é prejudicial? [CT Responde]

02:39 | 29 de Agosto de 2017

O leitor Leandro Santos enviou um e-mail para o Canaltech com a seguinte dúvida: "Gostaria de saber se usar o filtro de luz azul prejudica de alguma forma o uso do celular". O Canaltech responde! 

Os raios de luz azul, que fazem parte do espectro total de luz, estão presentes até mesmo quando você caminha durante uma manhã ensolarada. A exposição a estes raios durante o dia é ok, sem nenhum problema. Já durante a noite a coisa complica, visto que ele reduz a produção de melatonina e você acaba não sentindo tanto sono durante a noite, pois esse hormônio é responsável exatamente por isso.

Acontece que os filtros de luz azul começaram a aparecer há poucos anos nos smartphones, como uma demanda mundial sobre os riscos à saúde física e mental dos usuários após a utilização intensa de dispositivos móveis durante a noite. Então, se você é do tipo que gostar de assistir séries antes de dormir, seja no seu notebook, tablet ou no próprio celular, o filtro de luz azul deve, sim, ser utilizado.

Além de evitar que os raios de luz azul prejudiquem a sua visão, eles não são prejudiciais ao display dos smartphones. Isso porque você não deve utilizar o filtro de luz azul a todo tempo, pois ele altera a calibração de cores do smartphone e acaba não exibindo as cores de modo real.

Como tudo fica com tons mais quentes, você claramente não vai conseguir sobreviver com o filtro de luz azul também durante o dia. Ele é ótimo durante a noite, mas durante o dia, deixe-o desligado.