Canaltech Responde 155 / 163 vídeos

Como gravar áudio de show com o celular [CT Responde]

11:20 | Por Adriano Ponte | 19 de Junho de 2018

Apesar da presença de microfones diversos integrados na maioria dos smartphones, pouco se pode fazer em situações extremas de captura de áudio, onde existe muita pressão sonora presente (assim como um show de rock ou numa noite de festa eletrônica). A intensidade do áudio em ambientes assim supera a capacidade de operação do smartphone, que acaba por gravar um ruído distorcido uniforme, impossível de distinguir som algum do ambiente original.
 
Mas uma nota: alguns smartphones são capazes de operar nessas situações de alta pressão sonora, especialmente nos modelos com resistência à água (que naturalmente já contam com microfones que toleram muita pressão). Caso seu aparelho não opere bem em ambientes extremos assim ainda existem alternativas para tentar remendar o problema.
 
Microfones externos compatíveis com dispositivos móveis não são novidades, e podem ser encontrados com facilidade ao buscar seu modelo no Google atrás de confirmações sobre o suporte dele à captura de áudio em microfones próprios para celulares; diversas marcas populares como a Shure apresentam linhas específicas de microfones propriamente concebidos para operarem em celulares Android e iOS, cabendo ao usuário a escolha adequada.
 
Caso não seja possível usar um microfone externo deve-se ainda contar com o isolamento físico do microfone utilizando espuma, exatamente como microfones dedicados e gravadores externos já fazem; isso não garante a solução do problema, porém dá uma alternativa possível e baixíssimo custo. Espumas para áudio podem ser encontradas em casas de música e instrumentos, e você deverá escolher uma que tenha tamanho suficiente para seu aparelho na parte inferior ou superior (de acordo com a localização do microfone, sem obstruir sua câmera).
 
Caso nada disso ajude, reste aceitar que ambientes como uma balada são acima do limite de operação normal do seu smartphone, e capturar o áudio através de um gravador externo competente e unir o áudio ao vídeo através de um editor em seu smartphone mesmo ou em um computador.

Gostou desse vídeo?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.