Publicidade

Como fazer compras pela internet com segurança?

Por Andressa Neves | 05 de Fevereiro de 2019 às 13h46

Link copiado!

Como fazer compras pela internet com segurança?

Comprar pela internet. Pedidos no conforto de casa, evitar filas, poder pesquisar os melhores preços... fazer compras pela internet está cada vez mais seguro. Há diversos mecanismos para verificar a idoneidade das lojas online, reduzindo os riscos de cair em golpes e de ter os seus dados acessados por quem não deve.

Para orientá-lo sobre como fazer compras pela internet de forma segura, o Canaltech separou dicas importantes para você.

Como fazer compras pela internet?

Antes de fazer uma compra pela internet, é necessário que você saiba que cada loja virtual conta com características diferentes. Ainda assim, o passo a passo da compra é basicamente o mesmo. Na página, basta encontrar o produto desejado e clicar em "Comprar" ou "Adicionar ao carrinho". Feito isso, você será direcionado para o preenchimento de um cadastro, onde a loja solicitará informações como nome completo, CPF, endereço e email.

Com o cadastro pronto, você será direcionado para efetuar o pagamento. Em geral, as lojas virtuais aceitam pagamento por cartão de crédito, débito ou boleto bancário. Você deverá selecionar a opção mais conveniente. Caso o pedido seja pago com cartão de crédito, a loja pedirá algumas informações: bandeira (Visa, Mastercard, Dinners etc), número do cartão, nome do titular, data de validade e código de segurança (os três últimos dígitos no verso do cartão).


Exemplo de pagamento por cartão de crédito em loja virtual

Após a conclusão da compra, a loja emitirá um email com a confirmação da compra e o número do pedido. São essas as informações que você deverá ter em mãos caso haja qualquer problema com a compra. Após a chegada do produto na sua casa, você pode pedir a troca ou o reembolso no período de 7 dias úteis.

Agora que você já conhece o passo a passo para fazer compras pela internet, é necessário conhecer alguns mecanismos para fugir de fraudes e reduzir os riscos de cair em roubadas.


Escolha sites confiáveis

Assim como se faz em lojas físicas, faça compras em lojas virtuais de confiança. Veja se seus amigos ou familiares conhecem o site e busque indicações de outros compradores. Dê preferência a lojas que têm popularidade entre o público.

Continua após a publicidade


Verifique se o site é seguro

Antes de fazer um pedido, verifique se o site conta com o ícone de um cadeado na barra de endereço do navegador. Não digite suas informações em páginas que não tenham o ícone.


Confira se o site disponibiliza canais de atendimento

Um dado importante para verificar se uma loja virtual é confiável é a disposição de canais de atendimento ao cliente. Confira se o site fornece informações como CNPJ, endereço, telefone e contato do SAC.


Verifique a reputação do site

Outra dica valiosa na hora de fazer compra pela internet é verificar se há muitas queixas contra a loja. Para isso, você pode acessar o Reclame Aqui ou recorrer ao Procon e outros órgãos de defesa do consumidor.


Desconfie de preços muito baixos

Assim como acontece nas lojas físicas, em geral os produtos mantêm uma média de preço nas lojas online. Se você se deparou com uma oferta que foge muito do padrão, desconfie da idoneidade do site e da veracidade das informações.

Continua após a publicidade


Não revele a senha do cartão de crédito

Como você pôde ver no passo a passo de como fazer compra pela internet, as lojas virtuais não pedem a senha do cartão de crédito. Por isso, não forneça esse tipo de informação, principalmente se solicitada por e-mail.


Não utilize computadores públicos para fazer compras pela internet

Para aumentar a segurança na hora de comprar pela internet, evite fazer compras e fornecer seus dados em computadores públicos. As máquinas podem conter vírus e causar transtornos, como o roubo de suas informações.


Mantenha o antivírus atualizado

Para se manter protegido de ameaças virtuais, é fundamental manter um antivírus instalado e atualizado no computador ou smartphone. O software será capaz de detectar tentativas de invasão e evitar ataques ao dispositivo.

Agora que você está munido de informações para se proteger, é só ir às compras com responsabilidade!

Continua após a publicidade