Análise de Produto 339 / 369 vídeos

Xiaomi Mi Box Android TV 4K [Análise / Review]

08:47 | 19 de Outubro de 2017

A Xiaomi não é Bom-Bril, mas tem 1001 produtos e suas utilidades, indo de drones, smartphones, escovas de dentes e até óculos polarizados, mostrando que a gigante chinesa é expert em criar coisas legais ao invés de simplesmente copiar uma ideia aqui e outra ali. E como as Smart Tvs crescem em vendas no mercado, e com cada vez mais procura por Apple TVs e Chromecasts por ai, a Xiaomi nos entrega a Mi Box 4k, uma Android TV poderosa, barata e muito versátil, que nem a Xiaomi, que pode tornar a sua velha televisão sem graça em uma central multimida de respeito.

Será que ela vale a pena? Vem que eu te conto nessa análise.

DESIGN PREMIADO

A Xiaomi criou uma pequena e linda peça unibody em policarbonato fosco preto, que tem um design único e soando como um híbrido entre a quadrada Apple TV e o circular Nexus Player, sendo uma mistura muito bem pensada entre estes consagrados designs, pesando apenas 176 gramas e sendo muito discreta e elegante sobre qualquer superfície.

Na parte de cima temos o logo da Xiaomi em preto, e na parte de trás do dispositivo temos todas as conexões da Mi Box com o mundo: Entrada USB 2.0 para transferência de dados e memórias externas, e que também possibilita a conexão de periféricos como mouses, joysticks e até teclados convencionais, entrada HDMI para conexão com tvs e monitores, uma entrada para a fonte de energia e uma entrada P2 para fones de ouvido ou caixas de som. E a Mi Box vem com o seu fiel escudeiro e ferramenta indispensável para o uso pleno dela: o Mi Voice Remote, controle remoto bluetooth com controle total de volume, ações da caixinha e até microfones embutidos para comandos de voz, tornando tudo prático e muito fácil de usar.

ANDROID TV OS

Após ligar e parear o controle com a Mi Box, o menu inicial da Mi Box é revelado, mostrando que a Google trabalhou muito bem no seu sistema para TVs, o Android TV, que foi redesenhado pela Google para ser praticamente um Android de smartphones perfeitamente adaptado para as televisões. O sistema é amigável, com vários apps e games retangulares agrupados com menus claros e a identidade visual já famosa para os usuários do robozinho verde. Você pode instalar milhares de apps diretamente da Playstore usando a sua conta Google de sempre, e usufruir de aplicações adaptadas para a resolução 4K, como Netflix, Youtube, Vimeo, apps de TV por assinatura e muitos outros, aproveitando ao máximo a alta resolução da qual o conteúdo é exibido, e com o HDR nativo e em tempo real.

Se você cansar de ficar navegando pelos menus do Android TV, pode usar o seu smartphone com Android para transmitir conteúdo para a tela via Google Cast, e controlar a TV com o app da Xiaomi que simula o controle remoto, dando ainda mais possibilidades ao usuário.

Isso tudo parece mágico e maravilhoso, mas não se engane:

Se você não tiver aí em casa uma boa tv em 4K com suporte nativo ao HDR e uma internet da NASA, não vai conseguir reproduzir conteúdo em 4K, e a Mi Box que não é boba nem nada vai escolher a versão em 1080p, ainda sim preservando a qualidade final, e assistir Netflix ou nós aqui do Canaltech no Youtube em 1080p é excelente também, e não fica muito pra trás do 4K, não.

CONTROLE REMOTO INTELIGENTE

Dentro da caixa da MiBox temos o Mi Remote Voice Controller, que tem um formato bem parecido com o antigo Apple Remote, que era usado para controlar iPods e iPads há uns anos atrás. Só que a Xiaomi melhorou a proposta visual, adicionando botões extras muito funcionais e com um layout muito simples e bem organizado.

Temos o botão power em vermelho no topo, o círculo de comandos com cima, baixo, esquerda e direita, e dentro dele, um grande botão circular que funciona como um toque do dedo no display, o velho e bom botão de seleção de itens.

Mais abaixo há três importantes botões: o voltar, igualzinho ao do Android, o botão Home e o botão de pesquisa por voz, que ativa o microfone que fica no topo do controle, e ouve a sua voz com excelente precisão. E por fim temos os botões de volume mais e menos, que controlam o som da sua Mi Box, tudo isso sendo alimentado por duas pilhas AAA, a famosa pilha palito.

O controle é arredondado, e tem uma excelente pegada, não sendo escorregadio nem incômodo nas mãos, e ele controla praticamente 100% das atividades da Mi Box, como navegar entre os menus. selecionar apps, pesquisar vídeos usando a sua voz e até mesmo jogando games mais casuais e que não exijam muitos toques complexos na tela, como o game Crossy Road, ou alguns games adaptados e pensados para o Android TV que são sugeridos assim que você abre a Play Store.

MAIS PODEROSA DO QUE PARECE

A Mi Box pode parecer bem fraquinha perto de muitos smartphones de entrada até, mas o Android TV é um sistema leve, otimizado e diferente em APIs e funções lógicas, e para a sua surpresa, ela tem um desempenho bastante consistente até em execução de games pesados. Ah, você duvida?

Se liga só: o processador aqui é um modesto ARM Octa Core de 2.0 GHz, e temos só 2 gb de RAM, o que seria o fim do mundo em um smartphone, mas para a Mi Box, é mais do que o suficiente para rodar qualquer app básico de streaming de música, streaming pesado de vídeos com o Youtube e Netflix, games leves e casuais como Crossy Road/Bomb Squad, com um desempenho final bem homogêneo e compreensível para uma smart TV. Ela não é um PlayStation 4, nem um Galaxy S8 quando falamos em potência, e custa muito menos do que os dois, entregando uma excelente relação de custo x benefício para o usuário. 

O segredo para essa fluidez toda é a forma como o Android OS gerencia a sua memória RAM, sempre matando o app anterior e economizando bastante recursos na hora de preencher os caches e reabrir os apps em segundo plano.

Nós só ressaltamos um fato importantíssimo ao usar a MiBox: a memória interna. Se ela estiver lotada ou quase cheia, a MiBox irá ficar bem lenta como todo computador ou smartphone, esquentando bastante e mostrando a sobrecarga do sistema por não espaço livre para trabalhar.

Dá pra assistir filmes, jogar jogos casuais e até games mais pesados com moderação, ouvir as suas músicas e reproduzir vídeos e filmes direto de um pendrive ou HD externo, usando players como o VLC ou centrais multimídia como o Kodi por exemplo. Mas será que esquecemos de te contar alguma coisa? Se liga só no que dá pra fazer com a MiBox pra melhorar ainda mais a sua usabilidade.

EXPANDIR A MEMÓRIA PARA JOGAR MAIS

Temos apenas 8 GB de memória interna na MiBox, e como o Android TV usa uma parte dela, ficamos apenas com aproximadamente 5,6 GB de armazenamento para instalar apps e armazenar seus filmes favoritos.

Você pode usar um pendrive ou hd externo como a memória interna nativa da sua MiBox. Você espeta o pendrive ou hd de sua preferência, e a MiBox abre a caixa de diálogo te perguntando se você não gostaria de formatar o disco inserido e usar ele como memória interna da MiBox, permitindo que você mantenha o armazenamento nativo da MiBox APENAS para o sistema operacional, e usando a fonte de armazenamento externo como o HD principal da MiBox, podendo instalar absolutamente todos os apps e games que desejar, e podendo armazenar todos os arquivos de filmes, fotos e músicas que quiser reproduzir na MiBox.

VALE A PENA?

A Mi Box é uma Android TV muito bem construída, com software inteligente e possibilidades infinitas de uso, indo de uma central multimídia para toda a sua famila, quanto para os mais ávidos por games e emulação de consoles antigos, sendo um gadget muito funcional e poderoso pelo preço cobrado por ele.Se você não for exigente quanto ao desempenho e quiser rodar games pesados em 4K, vá de Apple Tv, que é mais robusta e potente mas muito mais cara e inacessível para a maioria dos Brasileiros. Se quiser transformar a sua velha tv LCD em algo mais smart do que assistir o Faustão no domingo à tarde, vá de Mi Box sem medo.

COMO COMPRAR

Se você curtiu a Mi Box tanto quanto nós do Canaltech, a Tomtop está com um preço super bacana para você importar o produto direto da China, já que ele não é vendido aqui no Brasil. Para saber mais, clique aqui e garanta a sua.