Publicidade

Samsung Galaxy S10e: premium mais "acessível" [Análise / Review]

Por Wellington Arruda | 18 de Março de 2019 às 12h09

Link copiado!

Samsung Galaxy S10e: premium mais "acessível" [Análise / Review]
Galaxy S10e

Quando os Galaxy S10, S10e e S10+ chegaram aqui pra gente o meu primeiro pensamento foi: “ok, o S10e é o mais legal de todos eles”. E, num primeiro contato, boa parte das pessoas também acharam isso.

Ele tem design em vidro e metal lateral nas laterais, tudo com 150 gramas. A reação dos meus amigos foi a mesma da minha, sobre o quão leve ele é. O S10e conta com saída dupla de som, entradas P2 e USB-C, além do slot híbrido (microSD de até 512 GB).

O Galaxy S10e tem Gorilla Glass 5 nos dois lados – os S10/S10+ têm GG6 na frontal –, e queremos destacar que os seus botões de volume se sujaram muito rápido nesta unidade que testamos. Eles ficaram “emperrados” e sem o “clique” natural. Como há certificação IP68, colocamos essa área em contato com a água e tudo voltou ao normal. Tá tudo bem.

Esse aqui, então, seria a resposta direta ao iPhone XR. São 5,8 polegadas com resolução Full HD+*, mas sem os cantos arredondados. O ‘Painel Edge’ está aqui com os atalhos na lateral, porém sem os incômodos reflexos da luz solar ou dos toques acidentais.

Continua após a publicidade

Por ser menos tecnológico, digamos assim, o S10e também não tem o leitor biométrico ultrassônico no display, mas sim na lateral direita, onde está o botão de energia. Uma das vantagens disso é ser muito mais rápido do que no S10/S10+, e ele também serve para puxar a ‘Central de Notificações’.

A experiência de uso desse modelo é muito semelhante a do S10 tradicional. Só que é possível usar o S10e com apenas uma das mãos sem atacar a tendinite, e ele não incomoda tanto quando está no bolso.

A propósito, a capinha que é enviada com este modelo apresenta boa qualidade. A menos que você tenha aquela fobia de buracos. Aliás, ela NÃO PARECE aquela capinha do iPhone 5C?

Continuando, o S10e tem o mesmo AMOLED Dinâmico dos seus irmãos, então é fácil perceber o alto nível de brilho e cores vibrantes na tela dele. A proporção também é 19:9 e, assim como nos outros, ele tem um “furo” no display para abrigar a câmera de selfies.

Continua após a publicidade

Já falamos que esse “furo” na tela é menos incômodo do que o notch/entalhe e também atrapalha menos no conteúdo, mas não é imperceptível. O S10e também traz HDR10+ e o modo Always-on com atalhos por toques. A propósito, o motor de vibração dele, ainda que seja uma diferença beeem perceptível só por quem já usou os outros modelos, é menos intenso neste aqui.

Nas especificações o S10e tem, basicamente, os mesmos itens dos seus irmãos. A versão que chega aqui para nós tem 6 GB de RAM e 128 GB de memória. Aqui no Brasil, ele também vem com chip Exynos 9820*. As especificações completas do Galaxy S10e você encontra na sua Ficha Técnica; o link está na descrição.

Em especificações o S10e não desaponta, mesmo com 2 GB a menos de RAM que seus outros irmãos. Neste caso, uma diferença de desempenho é que ele não pode usar o modo DeX sem aquele acessório adicional, algo que estreou no Note9.

De resto, o S10e vai ter desempenho tão fluido quanto os outros S10. A multitarefa dele é forte e você consegue, entre outros, trabalhar com o dispositivo sem se preocupar com quedas de desempenho. Os jogos pesados, sejam shooters ou de corrida, também funcionam muito lisos e com gráficos suavizados. A taxa de atualização da sua tela é de 60Hz.

Continua após a publicidade

Ele vem com Android 9 Pie e traz a One UI, nova interface da marca. Ela está mais limpa, traz novos gestos para navegação, a possibilidade de reduzir animações do sistema e está muito fluida. Tem também o botão Bixby, que pode ser remapeado mas não substituído por outro assistente virtual mais funcional (e em português).

Sendo assim, com desempenho muito bom, display de alta qualidade, design elegante e cheio de recursos, o S10e é, de fato, um smartphone interessante. Mas isso até chegar na bateria. O celular tem 3.100 mAh, contra 3.400 mAh/4.100 mAh do S10/S10+, ou 100 mAh a mais do que no S9, que tem o mesmo tamanho de tela e desempenho similar.

O celular foi capaz de cumprir aquele velho período de um dia inteiro de uso, mas não como os seus irmãos. Conseguimos fechar 12h de uso com 4h de tela; ou 16h de uso com 4 de tela; ou 24 horas de uso… com cerca de 4 horas de tela.

Mesmo com resolução abaixo dos 1440p, o dispositivo não tem consumo diário reduzido, mas você pode apelar para o modo noturno ou para os de economia.

Continua após a publicidade

O resumo disso é que se você for um usuário intenso ou que precise trabalhar com o celular, pode precisar de uma nova carga já pela tarde, mesmo saindo de casa com 100% ou 90% de bateria pela manhã. Se você se considera mais casual, vai conseguir, sim, passar um dia todo com ele funcionando.

Em testes de estresse com vídeos online, por outro lado, a descarga média foi de 8%/hora, contra 9%/hora do S10, o que configura um belo desempenho para quem consome conteúdo multimídia.

A propósito, ele também conta com o Wireless PowerShare, capaz de carregar por indução outros dispositivos compatíveis. O recurso é lento mesmo, mas pode dar uma leve ajuda a um amigo ou para carregar dispositivos menores, como os Galaxy Buds.

Outra diferença do S10e para os S10 é que ele tem uma câmera a menos, ou ‘câmeras’ a menos se comparado ao S10+. A principal dele tem 12 MP (f/1.5 - f/2.4) com Dual Pixel PDAF, estabilização óptica e ângulo de 77°; e o novo sensor ultra-wide com ângulo de captura de 123° tem 16 MP (f/2.2) e foco fixo.

Continua após a publicidade

Ele também pode gravar em 2160p com 60 fps, tem o modo Super Steady de estabilização, grava em HDR10+ e com os modos de câmera lenta, mas também tem o ‘Otimizador de Cena’ que foi estreado nesta nova geração. O modo de ‘Cena Noturna’ dele pode não ser funcional como no Pixel 3, então o mais ideal é apelar para o sensor com lente variável.

As câmeras desse modelo têm a mesma qualidade dos seus irmãos mais velhos, mas sem o adicional do sensor com zoom óptico de 2X. Em todo caso, a câmera principal e a secundária de ângulo aberto fazem um belo trabalho. E, se você prefere uma lente aberta no lugar da telefoto, esta é uma bela opção de, em todo caso, guardar um dinheirinho e ter em mãos um bom smartphone para fotografias.

Mas saiba que o desempenho para fotos noturnas dele não será tão excelente. A câmera ultra-wide é a que mais sofre nestas situações. Por outro lado, o S10e ainda faz um bom trabalho com fotos em locais abertos, tal qual o S10/S10+.

As selfies também ficam por conta de uma câmera, com 10 MP (f/1.9), PDAF e gravação de vídeos em 2160p. Ele faz fotos tão boas quanto o S10 comum, com uma certa preservação de detalhes e coloração. Mas… ela ainda continua com aquela suavização de pele, o que também acontece com a câmera principal.

Continua após a publicidade

No geral, o conjunto de câmeras do S10e é mais “tímido” por não ter uma terceira câmera na traseira, e a frontal que é dupla no S10+ pode capturar mais detalhes de profundidade de campo. Mas são as câmeras principais do S10, e com melhorias em relação ao S9.

O S10e vem como opção ao S10 e S10+, concorrendo diretamente com outros celulares de tamanho reduzido. Ele, por exemplo, pode ser uma bela opção para quem já possui um Galaxy S9 e pretende entrar na nova geração sem gastar tanta grana assim. Certamente, ainda assim, R$ 4.299* não é um valor baixo.

Se você é do tipo que quer, de qualquer jeito, ter os principais recursos e novidades dessa linha, pode ser mais valioso investir em um S10 no lugar do S10e. O aparelho não traz, além do leitor ultrassônico, a câmera extra e sua bateria é menos confiável. Ele também deixa de lado os sensores de frequência cardíaca ou SpO2 (oxímetro), o que para muita gente pode não ser um grande diferencial.

Ah, e é claro, o leitor facial dele é tão fraco quanto o presente no S10 ou S10+. Ele foi burlado, em nossos testes, com um simples vídeo da face cadastrada. O sensor de íris (além do LED de notificação) saiu dessa geração por não ser tão prático e porque não há mais espaço ali no topo.

Continua após a publicidade

De qualquer forma, dentre as caras opções do S10, o S10e pode ser o mais legal, mesmo, por ser um compacto com os recursos dos seus irmãos mais potentes. Por outro lado, se você ainda quer uma opção boa da Samsung, é recomendado dar uma olhada nos valores atuais do Galaxy S9.

No S10e, por outro lado, você terá LTE (2.0Gbps) e Wi-Fi 6, que são ótimos recursos para quem trabalha remotamente. E ele também tem cores extras que não estão disponíveis nos outros S10.