1º aeroporto para carros voadores da AL será no interior de SP
Por Paulo Amaral • Editado por Jones Oliveira |

O Aeroporto Internacional de São José dos Campos foi o escolhido para receber o primeiro vertiporto da América Latina. A SJK Airport, empresa que administra o local, confirmou nesta quinta-feira (11) que fechou parceria com a VertiMob Infrastructure para desenvolver o projeto que receberá os pousos e decolagens dos eVTOLs, também chamados de carros voadores.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Táxis-voadores no Brasil estão perto de ter “aeroporto” próprio
- Qual a diferença entre quadricóptero, drone e carro voador?
O anúncio foi feito por meio da conta oficial da empresa no Instagram. A princípio, trata-se de um MoU (Memorandum of Understanding) ou, em bom português, Memorando de Entendimento — primeiro passo para o vertiporto sair do papel.
O projeto prevé que o vertiporto seja instalado na área que hoje é conhecida como “run up”, utilizada para os testes de motores no aeroporto de São José dos Campos.
“As duas entidades combinarão esforços para desenvolver o ecossistema de Advanced Air Mobility (AAM) no estado de São Paulo, transformando a vida de milhares de pessoas com o inovador e futuro modal de transporte urbano, posicionando o Brasil como um dos países pioneiros na adoção do transporte por eVTOL”.
Quando o vertiporto ficará pronto?
As informações divulgadas à imprensa indicam que as obras do primeiro vertiporto da América Latina terão início já em 2025, e a previsão é que o local entre em operação até 2027.
O projeto prevê que os carros voadores, ou eVTOLs, finalmente tenham um lugar exclusivo e especialmente preparado para operar pousos e decolagens com total segurança no embarque e desembarque de passageiros.