Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Manta Ray | Drone autônomo em formato de arraia conclui testes nos EUA

Por| Editado por Jones Oliveira | 04 de Maio de 2024 às 10h00

Link copiado!

Divulgação/Northrop Grumman
Divulgação/Northrop Grumman

As linhas de defesa dos Estados Unidos contarão, em breve, com um novo e moderno acessório para ajudar a proteger o país. Trata-se do Manta Ray, um drone autônomo que tem no formato de arraia uma de suas muitas peculiaridades.

Desenvolvido pela Northrop Grumman, o veículo concluiu com êxito seus primeiros testes na água, e provou estar pronto para cumprir a função que a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA) está planejando para ele.

De acordo com a DARPA, o Manta Ray vem sendo projetado desde 2020 com um objetivo: operar missões de longa duração e longo alcance em ambientes oceânicos onde os humanos não podem ir.

Continua após a publicidade
"Nossos testes Manta Ray bem-sucedidos e em grande escala validam a prontidão do veículo para avançar em direção a operações no mundo real depois de ser rapidamente montado em campo a partir de subseções modulares”, disse o Dr. Kyle Woerner , gerente do programa DARPA.

Principais características do drone Manta Ray

Segundo o site oficial da Northrop Grumman, são diversos os pontos que tornam o drone autônomo em formato de arraia um diferencial importante no que diz respeito à defesa do país. Entre as muitas características, a fabricante destacou:

  • Carga útil capaz de suportar uma variedade de missões;
  • Autônomo, sem necessidade de logística humana no local;
  • Economia de energia, com capacidade de ancorar no fundo do mar e hibernar em estado de baixo consumo de energia;
  • Modular, para fácil envio em cinco contêineres padrão para apoiar a implantação expedicionária e montagem em campo em todo o mundo.

Os membros da DARPA e da Northrop Grumman afirmam que o protótipo seguirá sendo testado pela Marinha dos Estados Unidos para comprovar a eficiência dessa nova classe de UUVs (uncrewed underwater vehicles, ou, em bom português, veículos não-tripulados para debaixo d'água) de longa duração, e os resultados serão divulgados tão logo as novas experiências sejam concluídas.