Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Empresa de carros autônomos da Baidu deve revelar veículo-robô em junho

Por| Editado por Jones Oliveira | 19 de Abril de 2022 às 09h15

Link copiado!

jidu
jidu
Tudo sobre Baidu

Nesta segunda-feira (18), a Jidu, startup de carros elétricos pertencente às montadoras chinesas Geely e Baidu, divulgou detalhes do design da parte frontal e do sistema de direção autônoma com um par de sensores LiDAR dianteiros do seu primeiro carro-conceito.

De acordo com o chefe de direção autônoma da Jidu, Wang Weibao, o Jidu SIMUCar (Software Integration Mule Car), que permite a integração completa de condução inteligente, do software de console inteligente e do JET 1.0, foi atualizado para a versão 2.0.

Na fase 2.0, o controlador de domínio — um computador central que supervisiona todos os diferentes dispositivos e seus funcionamentos no veículo — e os sensores relacionados já contam com produção em massa.

Continua após a publicidade

Agora o sistema de direção autônoma da empresa conta com sensores LiDAR integrados à infraestrutura inteligente de direção autônoma de alto nível JET1.0. Este, por sua vez, conta com arquitetura elétrica e eletrônica EEE e o sistema operacional de veículo SOA — funcionalidades de um sistema como um serviço que podem ser compartilhadas e reutilizadas entre aplicações.

Algumas capacidades básicas de direção autônoma, incluindo funções ADAS (Sistema de Assistência ao Condutor), estacionamento e interação inteligente, também serão produzidos em massa em breve, de acordo com Wang.

O desenvolvimento baseado em SIMUCar da Jidu permite que o desenvolvimento de software e hardware seja feito de forma independente, acelerando assim o progresso do projeto.

Continua após a publicidade

O carro robô da Jidu usa chip NVIDIA Orin e o LiDAR de estado semissólido Hesai AT128 em seus testes de sistemas de direção autônoma.

Ao contrário de outras fabricantes de carros que atualmente usam soluções de direção autônoma, a Jidu está construindo dois sistemas separados para servirem como backups complementares um do outro — um terá imagem normal, enquanto o outro será baseado no LiDAR.

O esquema de sensores LiDAR produzidos para o primeiro carro robô da empresa é bastante inovador. Por exemplo: os radares frontais duplos podem cobrir um campo de visão que se estende horizontalmente em 180 graus.

Além disso, a identificação das áreas-chave é muito mais precisa e, em termos de segurança, os dois LiDAR podem ser complementares entre si, proporcionando maior confiabilidade, além de permitir a operação de ambas com eficiência sozinhas ou em conjunto.

Continua após a publicidade

A Jidu anunciou recentemente que planejava lançar seu primeiro carro robô ainda em 2022 na Jidu Roboday, que aconteceria nesta segunda-feira, dia 18 de abril; porém, o evento acabou sendo adiado devido à pandemia.

A empresa ainda não divulgou a data de lançamento oficial, porém há boatos de que o veículo deve ser revelado em junho de 2022. A Jidu também informou que planeja começar a produção em massa do seu carro robô em 2023.

Fonte: IT Home