Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Recoverit é o software definitivo para recuperar arquivos deletados

Por Redação | 27 de Novembro de 2018 às 10h45

Link copiado!

PUBLIEDITORIAL
Recoverit é o software definitivo para recuperar arquivos deletados
Recoverit é o software definitivo para recuperar arquivos deletados

Um problema comum para qualquer um que usa computadores é a recuperação de arquivos deletados. Pelo menos uma vez na vida, todo mundo já passou pela situação de apagar um arquivo e, logo depois, lembrar que precisava dele. Para aumentar o desespero, a internet está cheia de programas de “recuperação” que simplesmente não funcionam, fazendo você perder horas com inspeções que não encontram nenhum sinal dos arquivos que foram apagados. Mas descobrimos um software ótimo para resolver esse tipo de situação: o Wondershare Recoverit.

Recuperação que funciona

Criado pela Wondershare (uma das principais empresas de desenvolvimento de softwares do mundo, com usuários espalhados por mais de 150 países), o Recoverit é o programa definitivo para recuperação de arquivos deletados.

Com uma interface bem intuitiva, simples de entender e utilizar, o Recoverit está disponível em 11 opções de línguas, com o português entre elas. E este já é um dos pontos que o programa se destaca: a tradução para o português não parece aquelas feitas de qualquer jeito jogando no Google Tradutor (como, infelizmente, é o caso de diversos softwares que afirmam possuir uma versão em nossa língua); é possível ver que ela foi feita por um tradutor real, pensante, de carne e osso. A versão em português do programa é muito boa, e o uso da língua nos menus e textos de ajuda é tão natural que até parece que é um software inventado por brasileiros.

Com o Recoverit, é possível fazer diversos tipos de recuperação, não apenas de arquivos deletados no computador mas também em pendrives, HDs externos e internos (sendo possível até mesmo recuperar partições inteiras e discos formatados), cartões de memória, leitores de mp3 e até mesmo arquivos deletados em câmeras digitais. Além disso, o programa consegue recuperar todos os principais tipos de arquivo existentes, reconhecendo diversas extensões de arquivos de texto, imagem, vídeo, áudio, e-mail e até mesmo arquivos compactados ou registros de sistema, o que faz do Recoverit um programa útil para qualquer situação.

O funcionamento é bem simples: na tela principal, o Recoverit sugere diversas situações possíveis de recuperação de arquivo, como Recuperação da Reciclagem (para o caso de você ter esvaziado a lixeira do computador com algum arquivo que não deveria estar lá), Recuperação de arquivos eliminados (arquivos apagados pelo comando “shift+del” ou que foram perdidos por causa de uma queda de energia) e Recuperação de ataques de vírus, por exemplo. Ao todo são oito casos de recuperação distintos oferecidos pelo programa e, caso não se tenha certeza qual das opções se encaixa no tipo de recuperação que você precisa fazer, é só passar o mouse por elas (sem clicar) que aparecerá uma explicação mais detalhada sobre o tipo de recuperação daquele botão em específico.

Ao escolher uma opção mais “direta” (por exemplo, recuperação de itens da lixeira) o programa já começará automaticamente a inspeção do local, sem que seja necessário apertar mais nenhum botão. Agora, para casos mais “indiretos” (como recuperar um arquivo de um dispositivo externo ou de uma partição do HD), será necessário escolher qual dispositivo ou partição se deseja recuperar antes que o programa comece a trabalhar.

O tempo médio de inspeção do programa depende muito do hardware em si, como o tamanho de armazenamento e o tipo de tecnologia utilizada. Por exemplo, recuperar um HD de 500 GB irá demorar mais do que um de 250 GB, mas, ao mesmo tempo, um HD de 500 GB SSD pode ter um tempo de recuperação mais rápido do que um de 250 GB SATA. Assim, não é possível dizer com exatidão se a velocidade de recuperação do programa é rápida ou lenta porque vai depender muito do tipo de hardware que se pretende recuperar mas, como exemplo, ao pedir para recuperar a lixeira do meu notebook (que possui um HD de 500 GB SATA), o Recoverit levou cerca de 5 minutos para terminar a inspeção do local, o que foi bem mais rápido que outros programas do tipo, que demoraram de 10 a 15 minutos para fazer o mesmo procedimento.

O resultado da inspeção também foi melhor do que o esperado. Antes do teste, eu havia esvaziado a lixeira de minha máquina, que então contava com 97 arquivos de imagem, vídeo e programas de instalação. Ao terminar a inspeção, o Recoverit não são tinha encontrado para recuperação todos os 97 arquivos que eu havia removido, como encontrou outros bem mais antigos — inclusive alguns de 2016, ano em que adquiri meu notebook. Isso me mostrou que a eficácia do programa é praticamente total para arquivos que foram perdidos há pouco tempo, e mesmo aqueles que já foram removidos há tanto tempo que você nem se lembra mais há a chance de serem recuperados.

Essa eficácia se mostrou verdadeira também para outros tipos de recuperação testados: a recuperação de arquivos em pendrive USB, de arquivos removidos com o comando shift+del e de arquivos perdidos pela formatação de uma partição de HD externo. Em todos os testes, todos os arquivos que haviam sido apagados recentemente foram recuperados em praticamente 100% dos casos, e o programa ainda conseguiu identificar outros tão antigos que eu não só já nem lembrava da existência deles como também não imaginava que poderiam ser recuperados algum dia.

O programa definitivo

Em todos os cenários testados, o Recoverit teve uma performance de recuperação muito melhor do que a de outros programas do tipo, encontrando uma maior quantidade de arquivos e de maneira mais rápida que os concorrentes, o que tranquilamente faz dele o programa definitivo para recuperação de arquivos apagados.

Mas como nada é perfeito nessa vida, há um pequeno porém: o Recoverit não é gratuito. O programa possui uma versão trial que é grátis e com a qual é possível inspecionar qualquer um dos dispositivos com o qual o Recoverit trabalha, mas para fazer a recuperação real do arquivo é necessário comprar uma licença para versão Pro do programa.

Mas não se desespere: a versão gratuita possui uma ferramenta de pré-visualização, que permite que os usuários vejam se o arquivo encontrado é mesmo aquele que se deseja recuperar, dando a opção para o usuário de investir no programa já com a certeza de quais são os arquivos que serão recuperados, deixando a cargo dele se vale ou não o investimento. E, no geral, vale: ainda que o preço para a licença de uso do programa por um ano não seja exatamente barato, o valor é muito menor do que qualquer assistência técnica que trabalha com recuperação de arquivos irá cobrar, e investir no Recoverit para esses casos não só é mais barato como também mais rápido, pois se vê o resultado da recuperação na hora, e não dali a sete dias úteis.

Você pode baixar o Recoverit agora mesmo pelo site da Wondershare, e o software é compatível tanto com Windows, quanto com macOS.