O que é WinRAR

Por Redação

O WinRAR é um dos mais famosos programas para compactar e descompactar arquivos. O aplicativo tem suporte aos principais formatos de compressão, como RAR, ZIP e ISO, tem interface simples e oferece a possibilidade de recuperar arquivos danificados.

Compactar arquivos faz com que eles usem menos espaço de armazenamento, pois seu tamanho é comprimido. Eles também facilitam o compartilhamento com outros usuários porque vários arquivos podem virar apenas um. Além disso, os arquivos compactados são transferidos mais rapidamente do que os arquivos descompactados.

Um dos motivos da fama do WinRAR é que ele possui uma licença gratuita de apenas 40 dias, mas suas funções principais continuam funcionando após o período, tornando sua compra desnecessária para grande parte dos usuários.

Outra vantagem do aplicativo em relação aos seus concorrentes gratuitos é que ele tenta recuperar arquivos danificados. Ainda que não consiga recuperar todo o conteúdo, é possível descompactar o que foi recuperado. Veja como compactar e descompactar arquivos usando o WinRAR.

Descompactando arquivos

Há várias maneiras de descompactar um arquivo. Uma delas é clicando com o botão direito do mouse sobre o arquivo compactado e clicar em "Extrair Aqui". Com isso, todos serão descompactados na mesma pasta em que se encontra o arquivo compactado. Mesmo depois da descompressão, o arquivo compactado continua existindo.

WinRAR print 02

Caso queira que os arquivos sejam descompactados em outra pasta, escolha a opção "Extrair arquivos...", também clicando com o botão direito do mouse sobre um deles. Na janela "Caminho e opções da extração", escolha na lista à direita o local em que deseja que os arquivos sejam descompactados.

WinRAR print 03

Outra maneira de descompactar o arquivo é abrindo no próprio WinRAR. O programa vai exibir todos os itens que estão compactados no arquivo. Clicando em "Extrair Para", no menu superior, ele exibe a janela "Caminho e opções da extração", então basta realizar o mesmo processo para descompactar os arquivos na pasta desejada.

WinRAR print 04

Também é possível descompactar apenas itens específicos. Basta selecionar os arquivos desejados usando shift ou CTRL, clicar com o botão direito e escolher "Extrair sem confirmação" para que os arquivos sejam descompactados na mesma pasta ou em "Extrair para pasta selecionada" para escolher um novo local de destino para os itens.

Compactando arquivos

WinRAR print 05

Para compactar, selecione os arquivos desejados, clique com o botão direito e selecione "Adicionar para o arquivo...".

WinRAR print 06

Na janela "Nome e parâmetros do arquivo", escolha o formato entre RAR, RAR5 e ZIP, digite um novo nome e clique em "Procurar..." caso queira que seu arquivo compactado seja salvo em outra pasta. Depois, basta clicar em OK.

Ao final, seus arquivos já serão compactados e estarão prontos para serem compartilhados e descompactados por quem recebê-los.

Você conhece programas melhores para compactar e descompactar arquivos? Compartilhe conosco quais você usa!