Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

COVID-19 | Android e iOS devem ganhar novos emojis apenas em 2022

Por| 09 de Abril de 2020 às 11h21

Link copiado!

(Imagem: Divulgação/Unicode Consortium)
(Imagem: Divulgação/Unicode Consortium)

Você quer uma prova de que o novo coronavírus (SARS-CoV-2) é realmente o perigo que autoridades no mundo fazem parecer? Segundo comunicado da Unicode Consortium, a organização sem fins lucrativos que gerencia a criação e inserção de novos caracteres em sistemas computadorizados, a pandemia do vírus acabou levando ao adiamento do lançamento de novos emoji. Agora a COVID-19 foi longe demais!

Em comunicado, a entidade confirmou o adiamento da chegada da Unicode 14.0, nova versão do compêndio de caracteres que traria novos emoji para os usuários de smartphones e computadores no mundo inteiro. Anteriormente previsto para março de 2021, o novo material deve chegar apenas em setembro do mesmo ano.

“Diante da atual circunstância, nós fomos informados por nossos colaboradores de que eles têm muito em suas mãos neste momento e decidiram que seria do melhor interesse de nossos voluntários e das organizações que dependem do padrão [Unicode] adiar a data do nosso lançamento”, diz o comunicado assinado pelo presidente do Unicode Consortium Mark Davis.

Continua após a publicidade

O problema é que “setembro de 2021” refere-se apenas ao lançamento do padrão de linguagem: a partir do lançamento, contam-se mais seis a oito meses apenas para programadores implementarem novas versões em smartphones. Basicamente, o seu celular só terá novos emojis depois de 2022.

Evidentemente, apesar do tom da brincadeira, é importante ver como o avanço do novo coronavírus traz impactos consideráveis não apenas à saúde pública global, mas também impacta outros pilares: devido à quarentena que diversos governos — em vários estados do Brasil, inclusive — estão impondo sobre seus cidadãos, a comunicação digital acabou tornando-se mais evidente na rotina das pessoas, com ou sem emojis.

Nem tudo está perdido

Há, porém, duas possibilidades consideradas pelo consórcio que prometem amenizar esse impacto: a primeira, e mais firme, é a de que a pandemia não afetou a chegada da Unicode 13.0, que foi originalmente lançada em março, então desenvolvedores devem entregá-la a diversas plataformas entre setembro e novembro de 2020.

Continua após a publicidade

A segunda é que o consórcio Unicode considera a possibilidade de uma “versão 13.1”, baseada exclusivamente no sequenciamento de emojis já existentes. Em outras palavras, criar versões diferentes do que vamos ter na versão 13.0. Tal medida não exige a criação de novos caracteres então, em tese, não seria um desenvolvimento “feito do zero”. Essa prática, aliás, já é feita na versão atual:

De acordo com o mapa de incidentes da COVID-19 criado pelo Google, já são 1.498.833 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, sendo 337.074 recuperações e 89.733 mortes (ou 192,76 casos por milhão de pessoas). Ainda citando o mesmo mapa, no Brasil a coisa é bem desfavorável: são 16.238 casos confirmados, com 173 recuperações e 824 mortes (76,83 infecções por milhão de pessoas).

Fonte: Unicode; Google COVID-19 Map