Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Graphite| Conheça a alternativa segura e descentralizada ao Google Docs

Por| 06 de Março de 2018 às 14h44

Link copiado!

Graphite
Graphite
Tudo sobre Google

Discussões sobre privacidade e segurança de dados são cada vez mais comuns, e, a esta altura do campeonato, quem está devidamente conscientizado a respeito desses temas tem medo de usar soluções criadas pela Google ou pela Microsoft. Foi para atender a esse público que surgiu o Graphite, uma suite de produtividade online que vem para bater de frente com o Google Docs ou o Microsoft Office.

O Graphite diferencia-se de soluções convencionais por ser inspirado na tecnologia blockchain (sim, a mesma usada em criptomoedas), apostando na descentralização no que tange ao armazenamento de informações e autenticação dos usuários. Todos os seus dados são criptografados localmente antes de viajar até os servidores e não há uso de senhas — tudo se baseia em uma chave criptográfica própria e aleatória do internauta.

Falando da parte prática, a plataforma agrada por oferecer vários recursos avançados (contagem de palavras, salvamento automático, formatação rica, adição de imagens/vídeos, etc) e ter uma interface super simples que ajuda a manter a concentração no seu trabalho. Trata-se de um serviço excelente para, por exemplo, produzir rascunhos de artigos ou afazeres universitários, por exemplo.

Continua após a publicidade

O único porém é que o processo de inscrição no Graphite é um pouquinho complicado. Por ser projetado com base no Blockstack (uma espécie de API para aplicativos web-based descentralizados pela blockchain), é necessário antes fazer o download de tal plataforma para, só então, ganhar a chave de acesso utilizada para autenticar-se na suíte de produtividade. Ainda assim, vale a pena conferir.