Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google unifica times que desenvolvem seus apps de mensagens e comunicação

Por| 07 de Maio de 2020 às 18h40

Link copiado!

Google
Google
Tudo sobre Google

Quem utiliza os serviços de mensagens do Google nos últimos anos sabe que seus produtos são divididos. Uma parte deles é direcionado ao usuário final e a outra, para empresas. Só que, nas últimas semanas, mudanças mais profundas têm acontecido. E uma das principais delas aconteceu nesta quinta-feira (07) e indica que a barreira entre os messengers corporativos e domésticos está diminuindo. Isso porque a "Big G" anunciou que Javier Soltero, head da G Suite, passa a comandar também a divisão de mensageiros para o consumidor, unificando as duas equipes.

Na prática, esse time único comandado por Sotero passa a trabalhar também no desenvolvimento do Messagens, Duo, RCS Messenger (uma especie de "SMS turbinado presente nos smartphones Android), além do Meet e do Google Chat, que já estavam sob sua responsabilidade. Ou seja, todos sob um único guarda-chuva de produtos.

Soltero foi contratado pelo Google em outubro do ano passado, sendo o vice-presidente e gerente geral do G Suite - que é o conjunto de aplicativos de escritório da marca, o inclui os hoje populares Google Meet e Google Chat. Agora, com tudo sob sua responsabilidade, houve rumores de que esses messengers poderiam passar por algum tipo de integração, algo que o executivo descarta, pelo menos por enquanto. "Acreditamos que as pessoas fazem escolhas em torno dos produtos que usam para fins específicos", afirmou ele ao site The Verge.

Arrumando a bagunça

Continua após a publicidade

Mesmo descartando uma integração, é fato que os aplicativos de comunicação do Google precisam, urgentemente, de um desenvolvimento mais coerente e em uma única direção E Soltero pode ser o executivo certo a encarar essa missão. Antes de ir para o Google, ele teve uma longa carreira em outras empresas de Tecnologia, o que incluiu a criação do aplicativo de email Acompli, comprado pela Microsoft, que o transformou no Outlook menos de dois meses após a aquisição.

Já no Google, Soltero também não perdeu tempo. Uma das suas primeiras missões foi limpar a bagunça da marca do Hangouts, transformando o Hangouts Video no Google Meet e o Hangouts Chat no Google Chat - isso para o lado corporativo. E ele também esteve por trás da liberação do Google Meet a todos os públicos, de forma gratuita, tão logo a pandemia da COVID-19 ganhou o mundo (e o rival Zoom explodiu em popularidade).

Agora, "limpar" os messengers que atendem ao consumidor final é que será o mais complicado. Mas Soltero afirmou o The Verge:"O plano continua a modernizar o [Hangouts] no Google Meet e no Google Chat". Mesmo sendo relativamente novo no Google, herdar a bagagem histórica dos messengers não o incomoda, até porque ele poderá colocar um novo olhar nestas soluções. O que importa agora é que o Google precisa se livrar de toda essa bagunça e criar bons aplicativos de comunicação, que façam sentido juntos.

Continua após a publicidade

“O problema que as pessoas ao ter a capacidade de ver esses aplicativos, elas se veem como um usuário do Duo, mas também como um usuário do Meet e ainda um usuário do Gmail e assim por diante”, diz Soltero. “[Os usuários estão me dizendo] 'Estou em todo lugar, me encaixo em todos essas soluções. Você pode simplesmente tornar minha vida mais fácil e melhor?' E a resposta é sim, esse é o objetivo ao criarmos um único time para desenvolver todos esses produtos”.

Integração do Facebook não será o modelo

Ainda no papo com o The Verge, Soltero caracteriza seu trabalho como uma maneira de "gerar mais inovação e mais clareza sobre como esses produtos podem cumprir suas missões específicas". Isso pode siginificar que ele não pretende integrar todos os aplicativos de bate-papo do Google da mesma forma que o Facebook quer fazer com o Instagram, o Facebook Messenger e, principalmente, o WhatsApp. Ele afirma que “esses produtos estão desempenhando um papel importante na vida das pessoas” e “seria irresponsável" realizar mudanças bruscas nessas soluções, pois as pessoas dependem deles.

Além disso, Soltero não ficará olhado apenas a divisão de messengers. Ele permanecerá na equipe de nuvem do Google (o Google Cloud), mas dividirá responsabilidades com Hiroshi Lockheimer, vice-presidente sênior de plataformas e ecossistemas. Este último, inclusive, tem experiência em assumir produtos diversos do Google, supervisionando o desenvolvimento do Android e o Chrome OS, por exemplo.

Continua após a publicidade

Lockheimer, inclusive, acredita que há oportunidades para uma melhor integração dos aplicativos do Google nas plataformas que ele cuida - o Chrome OS pode funcionar melhor com os aplicativos do G Suite, por exemplo. Além disso, o Android já quase transformou o Google Duo no aplicativo de videochamadas padrão para a maioria dos seus smartphones. Lockheimer diz que pretende manter essas plataformas abertas e não bloqueadas nos próprios aplicativos do Google.

Ele também concorda que não faz sentido forçar a integração ou a interoperabilidade muito rapidamente. "Não é necessariamente ruim que haja vários aplicativos de comunicação se eles tiverem um propósito diferente", diz Lockheimer. “Mas estamos ansiosos em achar uma maneira de fazer com que nossos produtos tenham uma visão muito mais coerente ”

Abaixo, você confere a completa do Google sobre a mudança de liderança nas equipes de seus messengers:

Continua após a publicidade
Estamos reunindo todos os produtos de comunicação coletiva do Google sob um único líder, através de uma equipe unificada, liderada por Javier Soltero, vice-presidente e gerente-geral do G Suite. Javier permanecerá [divisão do Google] Cloud, mas também se juntará à equipe de liderança de Hiroshi Lockheimer, vice-presidente sênior de plataformas e ecossistemas. Fora desta atualização, não há outras mudanças nas equipes e Hiroshi continuará a desempenhar um papel significativo em nossos esforços contínuos de parceria.

Fonte: The Verge9TO5Google