Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Google começa a testar novo formato de SMS no Android 10

Por| 30 de Dezembro de 2019 às 13h55

Link copiado!

NDTV Gadgets
NDTV Gadgets
Tudo sobre Google

Desde o anúncio do Android 10 (quando esse ainda tinha o codinome “Android Q” e a gigante da internet ainda nomeava as versões do sistema operacional com nomes de comida), o Google vinha adiantando que mudaria o formato de exibição das mensagens recebidas via SMS no futuro. Esse novo visual – chamado apenas de “Bubbles” (“Bolhas”, no bom português) –, porém, já começa a aparecer em alguns testes na atual versão do sistema operacional móvel.

Visto primeiramente pela equipe do site XDA Developers, no que parece ser um smartphone Pixel 4 modificado, o Bubbles acabou revelando-se como um formato praticamente igual aos chat heads usados pelo Facebook Messenger. Em outras palavras, são pequenas “bolhas” correspondentes aos contatos, que são exibidas na tela quando as mensagens chegam ao destinatário. Elas podem ser movidas ao redor do display ou removidas da notificação ao serem arrastadas para a parte inferior.

Embora seu funcionamento seja igual ao que se vê no Messenger, o Google quer expandir o conceito ao implementar o Bubbles diretamente nas notificações do Android, permitindo que todos os aplicativos de mensagem instantânea possam usar essa mesma visualização. Para o usuário, isso se traduz em gerenciar várias aplicações ao mesmo tempo, uma vez que, se a ideia se concretizar, será possível ver, simultaneamente, as mensagens recebidas via SMS, WhatsApp e Messenger, por exemplo. Por ora, porém, o recurso em testes inclui apenas as mensagens de texto comuns (SMS).

Continua após a publicidade

Ainda não se sabe quando o Bubbles será oficialmente implementado: o Google fala em posicioná-lo como um dos recursos iniciais do Android 11, a próxima versão do sistema operacional móvel e que deve ter seu primeiro beta disponibilizado a partir de março de 2020. Entretanto, essa previsão é mais puxada para o lado do “talvez” do que algo já programado, então isso pode mudar.

E você, o que achou da mudança? É bem-vinda ou será só uma cópia do que já existe? Conte para a gente nos comentários!

Fonte: XDA Developers