Excel online: ferramenta permite criar planilhas sem baixar nada

Tudo sobre

Microsoft

Saiba tudo sobre Microsoft

Ver mais

Só quem não tem o pacote Office no computador sabe como é complicado querer utilizar algumas de suas ferramentas e não poder. A boa notícia é que a Microsoft, há algum tempo, permite que alguns desses programas sejam utilizados online. O Excel onlne, por exemplo, permite criar planilhas de um jeito muito semelhante ao do programa real, embora com algumas limitações.

Excel online: faça planilhas de um jeito bem prático

Para começar as suas planilhas, basta, em primeiro lugar, acessar a página inicial. Caso seu login seja requerido, basta entrar com seus dados de conta Microsoft ou criar uma, caso não tenha. Uma vez que você tenha realizado o login, a tela abaixo irá aparecer. Você pode então criar uma planilha do zero, selecionando “nova pasta de trabalho em branco”, ou escolher um dos templates disponíveis.

(Captura de tela: Ariane Velasco)

Crie sua planilha e, em seguida, ao clicar no item “arquivo”, no canto superior esquerdo da tela, as seguintes opções irão aparecer:

(Captura de tela: Ariane Velasco)

Ao clicar em “salvar”, você pode dar um nome ao arquivo, renomeá-lo, ou baixar uma cópia dele.

(Captura de tela: Ariane Velasco)

Dicas extras

Os documentos do Office online são salvos automaticamente a qualquer alteração, mas para isso, é necessário que o computador esteja conectado à internet. Assim, caso a máquina venha a desligar, eles continuarão seguros em sua conta.

Não são todas as ferramentas que estão disponíveis no Office online. No entanto, ele pode ajudar quem quer criar documentos mais simples. No Excel, por exemplo, é possível:

  • visualizar gráficos e tabelas;
  • congelar linhas e colunas;
  • filtrar dados;
  • editar os documentos com qualquer outra pessoa que usa o programa online (e que tenha acesso a eles);
  • compartilhar os arquivos;
  • imprimir as planilhas.

Pronto! Agora você já sabe como utilizar o Excel online e pode fazer planilhas sem ter que baixar nada (e o melhor: de graça!).

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.