Deu pau no PC? Veja 5 programas de assistência remota que podem salvar sua vida

Deu pau no PC? Veja 5 programas de assistência remota que podem salvar sua vida

Por Jones Oliveira | 19 de Fevereiro de 2019 às 08h18

Uma das situações mais desesperadoras que pode existir é ligar o computador e descobrir que ele deu pau. Sejam travamentos, um programa importante que não quer mais abrir ou aquele arquivo de relatório que você vem fazendo há semanas que sumiu, essas situações fazem a gente gelar e querer arrancar os cabelos da cabeça.

Por sorte, sempre tem aquele amigo que manja dos paranauê e pode ajudar você a resolver esse e outros probleminhas. E o fato de ele morar longe e todo esse pandemônio estar acontecendo num horário superinconveniente não são mais impeditivos, já que hoje é muito fácil fazer assistência remota graças a softwares especializados nisso.

Pensando em você que está passando, ou certamente vai passar, por esse sufoco, ou em você que só quer acessar seu computador pessoal da máquina do trabalho, por exemplo, a gente separou os 5 melhores programas de assistência remota da atualidade.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

1. TeamViewer

Um dos softwares mais bem-sucedidos dessa categoria, o TeamViewer já tem 10 anos de estrada e construiu uma reputação sólida graças à facilidade e objetividade de seu software.

Além de opções de assistência remota e compartilhamento de tela, o TeamViewer também permite transferir arquivos entre os computadores conectados e realizar conferências e apresentações online.

Apesar de todos esses recursos, seu funcionamento é muito simples, bastando inserir um identificador e PIN para obter acesso ao computador remoto. Se você faz esse acesso com bastante frequência, ou tem um grupo de máquinas às quais se conecta aqui e acolá, é possível criar grupos que permitem o acesso instantâneo com apenas um clique.

TeamViewer já tem 10 anos de mercado e se consolidou pela simplicidade e estabilidade
TeamViewer já tem 10 anos de mercado e se consolidou pela simplicidade e estabilidade (Captura de tela: Sergio Oliveira)

Falando em grupo, eis um diferencial do TeamViewer: ele também permite realizar sessões em grupo, nas quais é possível passar o controle das máquinas para uma outra pessoa com bastante facilidade — ideal para aquele trabalho de infraestrutura em grupo que seu professor de redes passou ou aquele projeto que seu chefe pediu à sua equipe.

O TeamViewer é gratuito para uso doméstico e conta com versões para Windows, macOS, Linux, Chrome OS e dispositivos móveis. Ele também tem uma versão portátil, que não exige a instalação do programa. O download pode ser feito no site oficial.

2. Área de Trabalho Remota da Microsoft

Ferramenta nativa do Windows, a Área de Trabalho Remota da Microsoft já está por aí desde o Windows 2000, totalizando quase 20 anos de estrada. Pode ser que você nunca tenha ouvido falar dele, mas isso é perfeitamente normal e tem alguns motivos.

O principal deles é que a Área de Trabalho Remota da Microsoft não foi concebida para ser exatamente uma ferramenta de uso doméstico, mas sim corporativo — e por isso ficou restrito por muito tempo a versões Professional e superiores do Windows. Isso significa que configurar o software para seu amigo ou até mesmo você acessar seu computador de um outro PC não é das tarefas mais fáceis, exigindo até mesmo configurações adicionais no roteador.

Mesmo em ambientes corporativos, o programa só funciona em ambientes Windows, impedindo que um administrador de rede que utiliza o Linux, por exemplo, acesse as máquinas.

A Área de Trabalho Remota da Microsoft permite gerenciar múltiplas máquinas remotamente; porém é que seu uso é mais complicado que o normal
A Área de Trabalho Remota da Microsoft permite gerenciar múltiplas máquinas remotamente; porém é que seu uso é mais complicado que o normal (Imagem: Divulgação/Microsoft)

A recomendação, portanto, é que você utilize a Área de Trabalho Remota da Microsoft apenas se tiver mais de um computador em casa e queira fazer alguma tarefa numa máquina com Windows sem necessariamente ter de ir a ela. Nesse caso, de dois ou mais computadores numa mesma rede, a Área de Trabalho Remota da Microsoft pode ser bastante útil.

A Área de Trabalho Remota da Microsoft é gratuita e pode ser baixada da Microsoft Store caso o seu computador não a tenha.

3. Seecreen

Se o Microsoft Remote Desktop complica as coisas, o Seecreen facilita ao extremo. Feito totalmente em Java, o programa não exige a instalação ou configuração de absolutamente nada — é só fazer o download do executável de 500 KB e rodá-lo para obter assistência remota em segundos.

Apesar do tamanhinho, o Seecreen tem algumas funcionalidades bem legais, como chat em texto e chamadas VOIP com outros usuários. Você também pode enviar e receber arquivos durante a sessão, criar lista de computadores que acessa com mais frequência e, se quiser, configurar permissões para evitar conexões indesejadas.

Feito em Java, Seecreen funciona em praticamente qualquer sistema operacional e conta com vários recursos; revés é o visual anos 2000
Feito em Java, Seecreen funciona em praticamente qualquer sistema operacional e conta com vários recursos; revés é o visual anos 2000 (Imagem: Divulgação/Seecreen)

O único grande revés do Seecreen é sua interface visual, que ainda tem aquele jeitão de anos 2000. Se isso não incomodar, então o programa é ideal para você que está procurando assistência remota rápida e fácil.

O Seecreen é gratuito e pode ser baixado a partir de seu site oficial.

4. AnyDesk

Outro programa que descomplica a assistência remota, o AnyDesk pode ser instalado ou rodado como um programa portátil no computador do host e do assistente. A grande sacada aqui é que, para iniciar o compartilhamento de tela, basta inserir o endereço do host ou um alias criado pelo próprio AnyDesk.

Além do compartilhamento de tela, o AnyDesk oferece alguns recursos bem bacanas, como slider para ajustar a qualidade da conexão com o host, integração da área de transferência, gravação da sessão em vídeo e atalhos do teclado compartilhados.

Fora isso, o programa tem configurações que permitem você definir quem pode acessar o seu computador sem a necessidade de alguém estar fisicamente presente para liberá-lo — ideal para quem quer acessar os arquivos pessoais da máquina do trabalho, por exemplo.

AnyDesk é outro software que aposta na objetividade para conquistar o usuário; não é necessário instalar nada
AnyDesk é outro software que aposta na objetividade para conquistar o usuário; não é necessário instalar nada (Captura de tela: Sergio Oliveira)

O AnyDesk é gratuito, tem versões para Windows, macOS, Linux, FreeBSD. Raspberry Pi e dispositivos móveis e pode ser baixado a partir de seu site oficial.

5. Chrome Remote Desktop

O Chrome Remote Desktop não é necessariamente um programa, mas sim uma extensão que você e o host instalam no Google Chrome para liberar o compartilhamento de tela e assistência remota. Embora isso seja extremamente prático, também é o calcanhar de Aquiles desta solução — isso porque ambas as partes precisam justamente utilizar o Chrome.

Se isso não for um problema, o Chrome Remote Desktop descomplica a vida de todo mundo. Quem precisa de ajuda pode gerar uma chave de acesso e fornecê-la a quem vai fazer a assistência remota. Se a conexão é feita com regularidade, é possível memorizar os dois computadores para que não haja necessidade de gerar uma nova chave a cada novo acesso.

Além de funcionar em desktops, o Chrome Remote Desktop também conta com suporte a dispositivos Android
Além de funcionar em desktops, o Chrome Remote Desktop também conta com suporte a dispositivos Android (Imagem: Divulgação/Google)

Outro ponto negativo é que o Chrome Remote Desktop não oferece nenhum outro recurso avançado além do compartilhamento de tela. Então, se você está em busca de uma solução que conte com transferência de arquivos, chat integrado e coisas do tipo, ele infelizmente não vai te atender.

Mesmo assim, o Chrome Remote Desktop é bem bacana para quem busca fazer o básico do básico, sem complicações. Ele está disponível gratuitamente na Chrome Web Store.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.