Conheça o Google Classroom, sua sala de aula online

Por Ariane Velasco | 16 de Setembro de 2019 às 14h45
Divulgação
Tudo sobre

Google

Saiba tudo sobre Google

Ver mais

Se você está cursando uma faculdade ou curso técnico, provavelmente irá utilizar o Google Classroom em algum momento durante a sua trajetória acadêmica. Isso porque a plataforma de estudos do Google tem se tornado cada vez mais popular entre os estudantes. Com diversos recursos, o site permite interagir com os professores, consultar a bibliografia dos cursos, agendar apresentações, provas e trabalhos, entre outras atividades acadêmicas.

Saiba como utilizar o Google Classroom abaixo:

Para utilizar a ferramenta, um convite deve ser enviado pelo professor para o e-mail de cada um dos alunos. De preferência, caso a instituição de ensino tenha um domínio de e-mail próprio, é recomendável que os alunos o utilizem. Vale lembrar que a plataforma de e-mail utilizada deve ser o Gmail. Se você ainda não tem uma conta, será necessário criá-la. Uma vez que o link para o Classroom tenha sido disponibilizado pelo seu professor, basta clicar nele para acessar a sala de aula. Para isso, clique em “Participar”.

Como usar o Google Classroom / Captura de tela: Ariane Velasco

Feito isso, você será direcionado para o Mural do Curso, onde estarão presentes todas as informações e documentos disponibilizados pelos professores. Nele, você pode ter acesso à bibliografia, listas de seminários, entre outras coisas.

Como usar o Google Classroom / Captura de tela: Ariane Velasco

Já no campo “Atividades”, você pode acompanhar o seu progresso individual como aluno, visualizar os seus trabalhos, textos que já foram lidos e até organizar os eventos que irão acontecer em sua instituição de ensino através do Google Agendas, bem como a pasta da turma no Google Drive (caso ela tenha uma).

Como usar o Google Classroom / Captura de tela: Ariane Velasco

Por último, em “Pessoas”, você pode ter acesso ao nome dos professores responsáveis pela turma no Classroom, bem como dos colegas que estão participando dela com você, para entrar em contato com eles quando necessário.

Como usar o Google Classroom / Captura de tela: Ariane Velasco

Já acessando o ícone de menu no canto superior esquerdo da tela, você poderá ter acesso às turmas nas quais está inscrito, bem como às que estão arquivadas. Você também pode acessar as suas configurações do Classroom, onde é possível mudar sua foto de perfil, as notificações, mudar sua senha, gerenciar as turmas nas quais está inscrito e configurar as suas notificações.

Como usar o Google Classroom / Captura de tela: Ariane Velasco

Turmas arquivadas no Google Classroom

Uma característica muito útil do Google Classroom é o arquivamento da turma, que pode ser realizado pelo professor ao final do semestre. Acessando o menu, você poderá acessá-las sempre que quiser, embora não seja mais possível editar ou inserir novas informações. No entanto, a bibliografia do curso estará disponível, o que impede que os textos sejam perdidos. Assim, sempre que precisar, você poderá consultar os livros utilizados antes de realizar provas ou trabalhos.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.