Conheça ferramentas práticas que detectam plágio

iStock/Getty Images

A prática de plágio consiste em copiar total ou parcialmente um trabalho intelectual ou ideia de alguém. Além de crime e ato passível de punição, é possível também detectar quando algum trabalho foi feito através de plágio, isso com o intermédio de programas especializados. Geralmente, esses programas são utilizados por professores para verificar se os trabalhos escolares dos alunos foram copiados de alguma outra fonte.

Abaixo, é possível encontrar cinco programas e sites gratuitos que permitem detectar plágio de forma prática e eficiente:

Plagius

O Plagius é um dos programas mais utilizados por acadêmicos e outros profissionais para detectar plágio. Ele é gratuito e leve, além de contar com recursos muito completos, uma vez que ele analisa o documento inteiramente e apresenta o grau de probabilidade de cópia em porcentagem, através de gráficos e relatórios.

Para fazer o download do programa, basta acessar este link.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.
Plagius: software permite encontrar conteúdo plagiado de maneira eficaz — Captura de tela: Ariane Velasco

Plagium

De nome parecido, o Plagium possui uma versão em português. O programa funciona online e rastreia os trecho do documento submetido a ele, identificando cada um, bem como a época em que foi publicado. É ótimo para detectar as fontes do plágio. Além disso, o verificador possui uma versão premium, que conta com mecanismos de busca mais avançados.

Para acessar a versão online, clique neste link.

Captura de tela: Ariane Velasco

Farejador de Plágio

Essa ferramenta é nacional e rastreia trechos em sites diferentes. Para ter acesso a todos os dados coletados pelo mecanismo de verificação, basta fazer o download de um arquivo no Microsoft Word, onde todos são apresentados. O interessante é que a ferramenta detecta o plágio online e não é necessário baixar nenhum programa para realizar essa busca.

Você pode ter acesso ao site clicando aqui.

Captura de tela: Ariane Velasco

Plagiarisma

O Plagiarisma detecta os trechos de documentos variados de forma rápida e eficiente. O site tem suporte para português e também não requer que nenhum download seja feito. É possível, também, através dele, medir as chances de plágio.

Acesse o site aqui.

Captura de tela: Ariane Velasco

Plag.pt

Esse programa permite personalizar sua página inicial onde os textos serão carregados e posteriormente comparados. É possível, então, ter acesso a gráficos e porcentagens que indicam as chances de conteúdo plagiado. A maioria dos recursos disponibilizados por ele são pagos, de modo que a versão gratuita só oferece relatórios sobre as cópias, mas não mostra as fontes de onde o texto pode ter vindo.

Você pode ter acesso à ferramenta aqui.

Captura de tela: Ariane Velasco

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.