Como usar o Google Alerts para monitorar temas do seu interesse
Por Guadalupe Carniel • Editado por Bruno Salutes |

Somos bombardeados por informações diariamente. Mas, e se queremos saber mais sobre um determinado assunto e se manter a par dele sem ter que ficar pesquisando? O Google Alerta é um serviço gratuito que faz uma espécie de varredura e traz a pesquisa para você, enviando por e-mail notícias, posts, artigos, enfim, o que há no buscador relacionado a tópicos e temas que você cria alertas e que são indexadas no buscador.
- O que é o Google Trends e como usar
- Como usar o Google Chrome como navegador no iOS e Android
- Como usar e configurar os apps de acessibilidade do Google
Além disso, ele também serve para criadores de conteúdo saberem sobre o que já foi publicado sobre o assunto e encontrar novas oportunidades de assuntos sobre um tema específico. Conheça mais e veja como criar alertas na plataforma.
Como criar alertas para temas e assuntos no Google
Passo 1: acesse o Google Alertas e digite na barra de pesquisa da página o assunto que deseja acompanhar. Prontamente, o Google Alerts mostrará uma pré-visualização dos últimos resultados que foram indexados pelo Google para a sua pesquisa.
Passo 2: clique em “Mostrar opções” e defina a frequência de alertas que deseja receber.
Passo 3: escolha a fonte de origem dos alertas que serão enviados para você, como blogs, notícias, web, vídeos, livros discussões e finanças.
Passo 4: eleja também a região, idioma e, em “Quantos”, se serão exibidos todos os resultados ou somente os melhores.
Passo 5: por último, defina se será enviado para o seu e-mail ou para o feed RSS.
Passo 6: é possível editar ou excluir o tópico. Para isso, basta acessar a página inicial do Google Alertas e clicar no lápis (para editar) ou apagar (selecionando a lixeira). Também é possível excluir o alerta, clicando em “Cancelar Inscrição” na parte inferior do seu e-mail cadastrado no serviço.
Agora você já sabe como criar alertas para monitorar e receber os assuntos relacionados a temas ou tópicos do Google Alerta.