Publicidade

Como formatar um cartão microSD no computador

Por| 26 de Maio de 2019 às 09h20

Link copiado!

Como formatar um cartão microSD no computador
Como formatar um cartão microSD no computador

Cartões microSD são quase onipresentes atualmente, já que são compatíveis com boa parte dos smartphones à venda por aí. São uma solução simples e rápida de ampliar o espaço interno do aparelho, e muitas vezes duram mais do que o próprio smartphone. Mas como formatá-lo para utilização em outro modelo?

É possível, sim, formatar um cartão microSD utilizando as próprias ferramentas dos sistemas operacionais (Linux, macOS ou Windows). Mas há um programa mais eficiente, e até mesmo mais seguro: o SD Formatter. Vamos explicar aqui como utilizá-lo.

Baixando o SD Formatter

O primeiro passo é baixar o programa, que você pode fazer através deste link (ou deste, para macOS). É um download pequeno, com alguns poucos megabytes.

Continua após a publicidade

Agora, basta instalá-lo, aceitando os termos da licença e esperando o processo completar.

Feito isso, vamos mostrar como ele funciona.

O Canaltech está no WhasApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Como usar

Pois bem, essa é a janela inicial do SD Formatter:

Continua após a publicidade

Estamos usando um cartão microSD de 32 GB como exemplo, conectado com um adaptador. Há duas opções aqui: o Quick format e o Overwrite format.

A primeira opção é a mais prática, limpando o cartão microSD rapidamente. Já a segunda opção é mais severa, fazendo um pente fino nos blocos de dados. É como se o Thanos estalasse os dedos duas vezes, deixando o cartão microSD praticamente novo. Trata-se de uma opção mais segura, já que garante que seus dados pessoais não serão recuperados por ninguém. E exatamente por isso o processo pode demorar um pouco.

Continua após a publicidade

Quando terminar, basta plugá-lo em um novo smartphone e começar a usar.

Conclusão

Por que recomendamos o SD Formatter? Simples: ele faz um excelente trabalho, já que foi criado pela SD Association exatamente para esse propósito. E faz esse bom trabalho de forma bastante intuitiva. Além disso, funciona também com praticamente qualquer armazenamento externo da mesma maneira, como pendrives e discos rígidos.