O que é BlueStacks?

Por Douglas Ciriaco

Já pensou na possibilidade de instalar no seu computador os aplicativos e jogos que fazem sucesso no Android? Pois é justamente esta a função do BlueStacks, um programa que funciona como um emulador das principais ferramentas do sistema móvel do Google dentro do Windows. A diferença entre ele e outros softwares similares está no fato de que tudo já está configurado no BlueStacks.

Isso quer dizer que você não precisa baixar os arquivos de instalação do Android separadamente, pois todos eles já vêm no pacote de instalação do serviço. Por outro lado, a plataforma virtual roda apenas o Android - diferente de outros produtos do gênero, nos quais você pode instalar outros sistemas operacionais.

Os últimos dados revelados pela BlueStacks dão conta de que o programa atingiu a expressiva marca de 85 milhões de downloads em abril de 2014. Levando em conta que já se passou um ano desde que a companhia atingiu tal quantidade, é de se esperar que esse número cresceu ainda mais.

Compatibilidade

Diferente de outros concorrentes, como GenyMoton, YouWave e Andy, o BlueStacks apresenta a maior compatibilidade com os aplicativos disponíveis para Android na atualidade. Ao todo, ele tem suporte para 96% dos apps e 86% dos jogos distribuídos e comercializados por meio da Play Store.

O programa se integra à câmera do seu computador, tem suporte nativo para recursos gráficos do Windows, executa aplicativos com arquitetura 64-bits ou ARM, pode usar o microfone do seu PC, o mouse e o teclado conectados à sua máquina, e muito mais. É uma opção prática, simples e funcional para quem quer experimentar o Android.

Chrome OS

Em sua página oficial, o BlueStacks afirma ser capaz de rodar também outro sistema operacional do Google: o Chrome OS. Utilizado nos Chromebooks (os notebooks oficiais da empresa), a plataforma é toda baseada na nuvem (ou seja, na web), como se fosse uma versão ampliada do navegador Google Chrome.

E aí? Quer levar a experiência do Android para o seu PC? Então faça o download do BlueStacks.