Aprenda a verificar e examinar os componentes do seu computador com o CPU-Z

Por Redação

Você é técnico de informática e está procurando por novas ferramentas para desempenhar melhor suas funções? Ou você está enfrentando algum problema com seu computador e precisa de uma ferramenta para ajudar a diagnosticar o que está acontecendo? O CPU-Z pode lhe ajudar nesta tarefa.

Destinado para usuários do Windows, o aplicativo exibe diversos detalhes do funcionamento do computador, o que pode ajudar na hora de procurar drivers para a placa-mãe ou de verificar oscilações de corrente elétrica, por exemplo.

Para instalar, basta fazer o download do CPU-Z, dar dois cliques em seu executável e seguir o procedimento comum (next, next, finish). Ao dar dois cliques no ícone na área de trabalho, o CPU-Z mostra todos os detalhes do processador na tela inicial, como tensão elétrica (em V) e velocidade de processamento dos núcleos do processador em tempo real, por exemplo.

CPU-Z

Nas outras abas do CPU-Z são exibidas informações detalhadas da placa-mãe, memória e memória de vídeo, seja ela integrada ou dedicada. É possível visualizar detalhes como o tipo de chipset, a frequência e largura de banda dos módulos de memória RAM, a frequência de clocks da placa de vídeo e outras informações essenciais.

CPU-Z
CPU-Z
CPU-Z

Dependendo do modelo de computador, nem todos os recursos podem estar habilitados para livre visualização. O CPU-Z rastreia os componentes do computador e exibe as informações baseadas no que é permitido que seja coletado. Alguns fabricantes limitam a liberação dessas informações em seu hardware e o CPU-Z, infelizmente, fica a mercer disso.

Outras opções oferecidas pelo CPU-Z incluem o download e atualização dos drivers do sistema e também do BIOS do computador. Para isso, basta clicar na setinha ao lado do botão "Tools", na parte de baixo da janela, e seguir as instruções.

CPU-Z

O CPU-Z é uma importante ferramenta de diagnóstico que certamente será útil para ajudar a resolver determinados problemas no computador, seja para o profissional de hardwarte, seja para o usuário comum.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.