Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Samsung promete apresentar uma “nova visão em telas” em 6 de janeiro

Por| 22 de Dezembro de 2020 às 14h00

Link copiado!

Divulgação/Samsung
Divulgação/Samsung
Tudo sobre Samsung

A Samsung divulgou um convite para o evento “The First Look 2021” para a primeira semana do próximo ano. O evento acontece no dia 6 de janeiro, antes da feira de eletrônicos CES, e mostrará em transmissão online “experiências de tela de maneiras nunca vistas”, revela a fabricante.

Assinado por Jonghee Han, presidente da divisão de telas da Samsung Electronics, o convite trata da parte do grupo sul-coreano responsável por televisores, sistemas para uso comercial (letreiros, videowalls, etc). Ou seja, não envolve as divisões de celulares ou painéis para dispositivos (feitos pela Samsung Display).

Continua após a publicidade

A Samsung deve anunciar sua atualização anual para a linha de televisores LCD (batizados pela fabricante como QLED, Crystal LED, etc.), além de mostrar seu recém-anunciado televisor com a tecnologia microLED — que diferentemente das TVs LCD/LED/QLED/miniLED não usa um painel de cristal líquido, e sim uma grade com milhões de LEDs individuais que foram os diferentes pontos na tela.

miniLED talvez?

Boatos indicam que a Samsung pode lançar já em 2021 sua primeira geração de aparelhos “miniLED”. A tecnologia se distingue das TVs LED/LCD por utilizar um painel de retroiluminação com uma quantidade maior de LEDs, permitindo um controle aprimorado de brilho e contraste em comparação com os arranjos nas bordas (edge-lit LED) ou por trás (full array local dimming, FALD-LED) dos painéis LCD e de pontos quânticos.

Continua após a publicidade

microLED distante

Apesar da promessa da tecnologia microLED de ser a solução para os pontos fracos da tela OLED — em especial o risco do temido burn-in, pontos permanentemente marcados no componente —,o recente anúncio da Samsung para sua primeira TV tradicional com a nova geração mostrou algumas das limitações da nova tela.

Lançada na Coreia do Sul na medida de 110 polegadas, a TV usa LED micrométricos para formar os pontos de luz na tela. A característica permite rivalizar com o nível de contraste das telas OLED, mostrando tons de preto mais realistas que as telas LCD — que usam LEDs como retroiluminação.

Continua após a publicidade

O problema no caso do novo aparelho é que para reduzir o seu tamanho é preciso miniaturizar ainda mais os LEDs usados, mesmo obstáculo enfrentado para aumentar a sua resolução — 4K no caso da nova TV, enquanto a Samsung já investe na divulgação de seus aparelhos 8K.

Outro desafio é o custo, noticiado pela imprensa sul-coreana em 170 milhões de wons (cerca de R$ 790 mil, em conversão direta) para o aparelho de 110 polegadas. Uma conta grosseira para um modelo de 55 polegadas — que devido às limitações atuais teria resolução Full HD —, chega a um valor de quase 200 mil reais.

Vários eventos

Continua após a publicidade

A transmissão da divisão de televisores da Samsung está marcado para o dia 6 de janeiro, às 13h do horário de Brasília. Além dela, outras subsidiárias do grupo sul-coreano têm eventos marcados para a CES 2021, incluindo a Samsung LSI (divisão de processadores, no dia 12 de janeiro) e a Samsung Electronics (principalmente a parte de aparelhos para o lar), cuja conferência “Better Normal for All” (melhor normal para todos) está marcado para o dia 11 de janeiro, às 11h.

Fonte: Samsung