Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quem inventou a televisão?

Por| Editado por Wallace Moté | 26 de Junho de 2022 às 18h00

Link copiado!

Jonathan Cosens/Unsplash
Jonathan Cosens/Unsplash

Um dos principais meios de comunicação do século XX, a invenção da televisão é um crédito compartilhado por vários engenheiros e pesquisadores que desenvolveram tecnologias que deram origem ao aparelho que conhecemos. Então, o Canaltech te apresenta algumas das mentes que colaboraram com a criação das TVs.

Dos discos giratórios aos tubos de raios catódicos

Continua após a publicidade

O primeiro passo para a invenção da TV ocorreu em 1884, quando o pesquisador alemão Paul Nipkow criou um sistema de envio de imagens através de fios com discos giratórios. Batizado de telescópio elétrico, o dispositivo que dividia uma imagem em uma sequência linear de pontos foi basicamente a forma primitiva da televisão mecânica.

Nos anos 1910, o físico russo Boris Rosing e o engenheiro escocês Alan Archibald Campbell-Swinton aprimoraram o sistema desenvolvido por Nipkow. Os discos giratórios foram substituídos por tubos de raios catódicos, tecnologia criada pelo físico alemão Karl Ferdinand Braun em 1897.

Apelidado de “Braun Tube”, o componente possibilitou que os dispositivos transmitissem e recebessem sinais de imagem através de fios. Com uma peça dentro de uma câmera e um receptor ligado a uma tela fotoelétrica foi criado o que é considerado o primeiro sistema de televisão totalmente eletrônico.

Em 1915, o conceito acabou se popularizando após o artigo de Hugo Gernsback destacar o “Sistema de Varredura Eletrônica Campbell-Swinton” na revista Electrical Experimenter. Entretanto, essa era apenas uma das primeiras tecnologias essenciais para as TVs.

Continua após a publicidade

Primeiras patentes e transmissões

A primeira patente de televisão foi registrada pelo engenheiro russo Vladimir Zworykin em 1923. Batizado de Iconoscópio, o projeto desenvolvido pelo ex-assistente de Boris Rosing também usava os tubos de raios catódicos para a transmissão de imagens.

Em 1929, Zworykin realizou uma demonstração do sistema de TV eletrônico em um encontro de engenheiros de rádio. A apresentação chamou a atenção de David Sarnoff, executivo da Radio Corporation of America (RCA), que enxergou um enorme potencial como meio de comunicação e entretenimento no novo aparelho.

Continua após a publicidade

Ao se tornar presidente da RCA em 1930, Sarnoff contratou Zworykin para desenvolver e aprimorar a tecnologia para o maior grupo de comunicação dos EUA na época. Então, o engenheiro gerenciou o desenvolvimento dos primeiros aparelhos de TVs domésticos nos laboratórios da companhia em Camden, Nova Jersey.

Contudo, anos antes, o engenheiro escocês John Baird realizou a primeira demonstração de um verdadeiro sistema de televisão para um grupo de cientistas de Londres em 1927. No ano seguinte, a Baird Television Development Company fez a primeira transmissão transatlântica entre Londres e Nova York.

Disputa de patentes nos EUA

Continua após a publicidade

Paralelamente aos trabalhos de Zworykin e Baird, o norte-americano Philo Farnsworth desenvolvia o formato de sistema de TV que se tornaria popular anos mais tarde. O projeto começou a ser concebido ainda na adolescência do jovem inventor que cresceu em fazendas do Utah.

Inspirado no movimento das máquinas de arar, Farnsworth imaginou um dispositivo com um tubo de vácuo que "dissecava" imagens em linhas e as transmitia para um aparelho capaz de remontá-las novamente. Então, aos 14 anos, ele descobriu que os elétrons poderiam capturar, transmitir e reproduzir uma figura em movimento de forma clara.

Em 1927, o inventor de 21 anos finalizou o primeiro protótipo de sistema de TV totalmente eletrônico e funcional. O projeto consistia em um tubo “dissecador de imagem” que convertia a imagem em uma corrente, enquanto um “oscilador de imagem” – um tubo de raios catódicos – atuava como receptor e exibia as imagens capturadas.

Embora tenha recebido reconhecimento pelo sistema desenvolvido, Farnsworth chamou a atenção da RCA. A empresa de comunicação, que detinha quase um monopólio da tecnologia de transmissão de rádio, acusou o inventor de infringir a patente registrada por Zworykin em 1923.

Continua após a publicidade

Após longos anos de uma batalha judicial e um esboço do projeto mostrado para um professor de química em 1922, o Escritório de Patentes dos EUA decidiu a favor de Farnsworth somente em 1935. O grupo de comunicação foi obrigado a pagar US$ 1 milhão de taxas de licenciamento, embora tenha recorrido e perdido em outras instâncias.

Evolução dos modelos de TVs

O primeiro modelo de TV de tubo de raios catódicos com sistema totalmente eletrônico foi fabricado pela empresa alemã Telefunken em 1934. Nos anos seguintes, outras fabricantes passaram a produzir o aparelho para uso doméstico na Europa e nos EUA.

Continua após a publicidade

As TVs só chegariam ao Brasil em 1950, graças ao jornalista e “magnata da comunicação” Assis Chateaubriand. Curiosamente, a primeira emissora brasileira, a TV Tupi, foi construída antes mesmo que os aparelhos receptores fossem importados para o país.

Em 1954, a RCA lançou a primeira televisão a cores batizada de CT-100 – ou popularmente conhecida como The Merrill nos EUA. O eletrônico usava um sistema tricromático que trazia uma sequência de campos baseados nas cores primárias vermelho, verde e azul.

Os sistemas de televisão seguiram evoluindo, chegando aos aparelhos com suporte a transmissões digitais e os modelos de tela plana com tecnologia de plasma nos anos 1990. Então, as primeiras Smart TVs comerciais iniciaram uma nova era em 2011 que se estende até os dispositivos atuais com imagens com qualidade elevada de até 8K.

Você conhecia todos os engenheiros e pesquisadores que ajudaram a inventar a TV? Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com mais pessoas interessadas no tema!

Continua após a publicidade

Fonte: History, Tweeen Tribune, O Globo, Esferize