Aprenda a melhorar a qualidade da imagem de sua televisão

Por Giancarlo Silva

A imagem da sua TV parece meio artificial? Sem cor, sem vida, sem graça? Você acha que a imagem dela era bem mais bonita no mostruário da loja do que na sua sala de estar? Pois saiba que é possível melhorar significativamente a qualidade da imagem do seu aparelho de TV com apenas alguns ajustes nos controles do próprio aparelho.

Geralmente, nós ignoramos os controles de brilho, cor, contraste e outros quando compramos uma TV nova e apenas a ligamos e a usamos do jeito que ela está quando a tiramos de dentro da caixa. É possível que as imagens exibidas sejam levemente - ou drasticamente - diferentes de quando a vimos à venda em uma loja de eletrodomésticos, que costuma ajustar a TV para que ela fique mais atraente a potenciais compradores. Mas, se nos dedicarmos a conhecer e configurar os controles oferecidos pelo menu da TV, poderemos obter uma qualidade bem satisfatória de imagem sem precisar gastar um tostão a mais.

Confira algumas de nossas dicas de ajustes de qualidade da imagem para que você possa aproveitar seu televisor com o máximo de satisfação.

Ajustes automáticos

A maioria das TV já vem com ajustes pré-configurados para facilitar a vida dos usuários. Um desses ajustes é uma espécie de "modo loja" que deixa as imagens com cores e brilho mais fortes - é por essa razão que a imagem de uma TV parece tão mais chamativa no mostruário de uma loja, onde geralmente a iluminação do ambiente é bem mais forte do que o normal. Entretanto, tal opção pode não ser adequada para uso doméstico, onde geralmente a luz ambiente é mais controlada: o excesso de brilho e cores do "modo loja" pode acabar cansando e prejudicando a vista. Por isso, prefira escolher um modo de ajuste automático que ofereça imagens mais suaves e nítidas.

Ajustes da TV

Quase todos os modelos de TV oferecem ajustes de acordo com o tipo de conteúdo a ser assistido: um ajuste para filmes, outro para desenhos animados, outro para videogames, outro mais geral para todo tipo de exibição. Escolha um a seu gosto e aproveite. E caso não fique satisfeito com nenhum dos modos automáticos, faça os ajustes manuais que ensinaremos logo abaixo.

Brilho e contraste

O controle de brilho é responsável pela intensidade do preto na imagem. Já o contraste determina a percepção de variações de tons de cores (tons de cinza, no caso).

Por essa razão, brilho e contraste são dois controles que precisam ser ajustados em conjunto para que se obtenha uma qualidade satisfatória. O ideal é que se mantenha um nível de brilho próximo de 50% e o contraste entre 70% e 90%.

Ajustes da TV - bilho e contraste

Esses ajustes permitirão que você perceba o máximo possível de detalhes em cenas escuras, sem que as imagens fiquem artificiais: brilho demais acabará deixando as partes pretas da imagem acinzentadas e a falta de brilho deixará as imagens excessivamente escuras, fazendo o expectador perder detalhes importantes da cena.

Cor, nitidez e matiz

Ajustes de cor, nitidez e matiz também precisam ser bem equilibrados, não passando dos 50% para mais ou para menos para se obter uma boa qualidade. Excesso de nitidez pode deixar as imagens borradas, enquanto sua falta pode deixá-las "granuladas".

Ajustes da TV - cor, nitidez e matiz

Com relação à cor, preste atenção nos tons de pele dos atores e use o controle como base para obter um nível de cor realista. Grandes variações tanto de cor quanto de matiz podem comprometer a qualidade, deixando as cores artificiais demais.

Luz de fundo

A luz de fundo das TVs de LCD e de LED também podem ser ajustadas, mas neste caso o ajuste ideal varia de acordo com a iluminação ambiente. Geralmente é uma boa ideia deixar o controle de luz de fundo no máximo em ambientes bem iluminados e diminuir esse controle se a luz ambiente for mais suave e controlada.

Ajustes da TV - Luz de fundo

Ajustes além da TV

Também é possível controlar a qualidade de imagem em dispositivos conectados ao televisor, como set top boxes, decodificadores de sinal e consoles de videogame. Os gamers de plantão têm a sua disposição opções de controle de brilho, coloração e outros oferecidos pelos desenvolvedores e localizados nos menus dos jogos. É sempre uma boa ideia combinar esses ajustes com os nativos da TV para maximizar a qualidade das imagens.

Ajustes da TV - Brilho (videogame)

Agora que você conhece um pouco mais dos ajustes da sua televisão, faça um bom proveito e obtenha a qualidade máxima de imagem dele.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.