Você pode ganhar parabólica digital de graça? Veja se está na lista
Por Renato Moura Jr. |

O programa Brasil Antenado, iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom) e da Anatel, prorrogou o prazo para que famílias de baixa renda solicitem gratuitamente a nova parabólica digital. Agora, os beneficiários da Fase A do programa têm até 11 de dezembro para agendar a instalação do equipamento sem custos.
- A antena de TV está morrendo: conheça a nova tecnologia favorita dos brasileiros
- TV Box é pirataria? Entenda a polêmica em volta do aparelho
Segundo o comunicado oficial, mais de 220 mil famílias estão aptas a receber o kit nessa etapa inicial, que contempla 77 municípios de seis estados brasileiros: Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. O objetivo é garantir que todas as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) tenham acesso gratuito à TV aberta digital, com melhor qualidade de imagem e som.
O ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, destacou que a ampliação do prazo reforça o compromisso do governo com a inclusão digital e social.
“Nosso compromisso é garantir que nenhuma família brasileira fique de fora. A TV aberta gratuita continua sendo o principal meio de informação e entretenimento do país, e o Brasil Antenado é uma política pública que transforma vidas”, afirmou.
A execução do programa é feita pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), instituição sem fins lucrativos criada pela Anatel. O CEO da EAF, Leandro Guerra, explicou que a prorrogação também permitirá que todas as cidades da Fase A recebam a Caravana Brasil Antenado, projeto itinerante que leva atendimento presencial, demonstrações práticas e suporte para agendamento das instalações.
Até agora, a caravana já passou por mais de 40 municípios em cinco estados do Nordeste e Norte do país. De acordo com o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, a medida reforça o compromisso do órgão com a democratização do acesso à comunicação.
Como solicitar?
Famílias que residem nos municípios contemplados podem verificar se estão elegíveis e agendar a instalação gratuita pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404 (também disponível via WhatsApp).
O Brasil Antenado deve atender, ao todo, 323 municípios em 16 estados, beneficiando mais de 680 mil famílias nas três fases do programa. A próxima etapa, a Fase B, já começou e permitirá que 228 mil novas famílias em 138 cidades do Tocantins, Roraima e Maranhão também solicitem o kit gratuito.
Com isso, o governo reforça sua meta de promover acesso à informação como direito fundamental e acelerar a migração para o sinal digital.
Leia mais no Canaltech:
- Tecnologia de reconhecimento facial não está pronta para as ruas, dizem estudos
- Noodlophile: malware usa direitos autorais para dar golpe em redes sociais
- Entenda os perigos de compartilhar suas informações com o ChatGPT