Viasat vai lançar seus novos satélites em parceira com a SpaceX
Por Wagner Wakka |

Em parceria com a SpaceX, a emprea de telecomunicações Viasat vai lançar um novo satélite, batizado de ViaSat-3, entre 2020 e 2022. A companhia anunciou o acordo na tarde desta quarta-feira (25), afirmando que o lançamento ocorrerá no Kennedy Space Center, na Flórida, com auxílio de um foguete Falcon Heavy.
Testado no início do ano, o foguete da SpaceX é atualmente o mais potente em atividade. Formado por três módulos Falcon 9 integrados, somando 27 motores, é capaz de gerar 23 mil kilonewtons. Com isso, possui tecnologia para transportar 64 toneladas para fora da Terra.
E foi exatamente por isso que a companhia contratou a empresa de Elon Musk. “A Viasat escolheu o SpaceX Falcon Heavy por sua capacidade de voar com injeção eletrônica, posicionando um satélite ViaSat-3 extremamente próximo da órbita geoestacionária — como resultado, a espaçonave pode começar o teste em órbita (IOT) imediatamente após o lançamento, ao invés de passar semanas ou meses realizando manobras orbitais”, informa a nota.
A proposta deste novo satélite é fornecer banda Ka, capaz de entregar conexões com velocidades muito acima das atuais. “Espera-se que cada satélite da classe ViaSat-3 ofereça mais de 1 Terabit por segundo de capacidade de rede e aproveite os altos níveis de flexibilidade para direcionar dinamicamente a capacidade até onde os clientes estão localizados”, informou a companhia em nota.
No total, serão três satélites lançados para órbita terrestre. Os dois primeiros devem cobrir Américas, Europa, Oriente Médio e África, sendo o terceiro será concentrado somente no Pacífico e na Ásia.