Velocidade do 4G no Brasil pode variar até 15 Mbps em um dia, aponta estudo

Por Wagner Wakka | 20 de Março de 2019 às 20h10

Um novo relatório da Opensignal aponta que a velocidade de download da internet 4G pode variar entre 10 Mbps e 15 Mbps em algumas cidades do Brasil a depender do horário em que você está conectado. O levantamento mostra que a velocidade média do 4G no Brasil é de 18 Mpbs, contudo, pode cair para 12 Mbps nos momentos mais lentos.

Os dados foram coletados em dezembro do ano passado e levam em conta milhares de testes realizados em 20 capitais nacionais. A cidade com maior variação é Brasília, com 15,4 Mbps. A lista segue com São Paulo (variação de 15,3 Mbps), Goiânia (14,6 Mbps), Porto Alegre (14,2 Mbps) e Belo Horizonte (14,1 Mbps). A capital com menor variação é Fortaleza, com mudança de 9,9 Mbps durante o dia.  

Variação de velocidade nas 10 capitais (Dados e arte: Open Signal)

Segundo o relatório, isso se deve pelo número de conexões ao mesmo tempo. Quando há maior número de usuários conectados, a tendência é de que a velocidade caia, registrando as menores taxas do gráfico. Pelo contrário, quando não há grande utilização, a velocidade aumenta.

O relatório também mostra os piores horário para se utilizar o 4G no Brasil. Às 18h é quando Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Fortaleza apresentam as piores taxas de download — isso acontece por ser horário de pico e saída de trabalho nestas grandes cidades. Já Belo Horizonte e Manaus sofrem com horários entre 19h e 20h, e Brasília e Goiânia entre 20h e 21h.

Horários em que velocidades de downloads são menores (Arte e foto: Open Signal)

O documento também aponta Porto Alegre como destaque na velocidade do 4G no país. Em todos os registros, a cidade se manteve no topo de taxa de download, com 35,6 Mbps no máximo e 21,4 Mbps no mínimo.

Por fim, a Opensignal também aponta que a chegada do 5G no país pode descongestionar o 4G, ajudando a aumentar a média para o padrão atual também, diminuindo esta variação.

Fonte: Opensignal

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.