Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Velocidade do 4G no Brasil pode variar até 15 Mbps em um dia, aponta estudo

Por| 20 de Março de 2019 às 20h10

Link copiado!

Velocidade do 4G no Brasil pode variar até 15 Mbps em um dia, aponta estudo
Velocidade do 4G no Brasil pode variar até 15 Mbps em um dia, aponta estudo

Um novo relatório da Opensignal aponta que a velocidade de download da internet 4G pode variar entre 10 Mbps e 15 Mbps em algumas cidades do Brasil a depender do horário em que você está conectado. O levantamento mostra que a velocidade média do 4G no Brasil é de 18 Mpbs, contudo, pode cair para 12 Mbps nos momentos mais lentos.

Os dados foram coletados em dezembro do ano passado e levam em conta milhares de testes realizados em 20 capitais nacionais. A cidade com maior variação é Brasília, com 15,4 Mbps. A lista segue com São Paulo (variação de 15,3 Mbps), Goiânia (14,6 Mbps), Porto Alegre (14,2 Mbps) e Belo Horizonte (14,1 Mbps). A capital com menor variação é Fortaleza, com mudança de 9,9 Mbps durante o dia.  

Segundo o relatório, isso se deve pelo número de conexões ao mesmo tempo. Quando há maior número de usuários conectados, a tendência é de que a velocidade caia, registrando as menores taxas do gráfico. Pelo contrário, quando não há grande utilização, a velocidade aumenta.

Continua após a publicidade

O relatório também mostra os piores horário para se utilizar o 4G no Brasil. Às 18h é quando Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Fortaleza apresentam as piores taxas de download — isso acontece por ser horário de pico e saída de trabalho nestas grandes cidades. Já Belo Horizonte e Manaus sofrem com horários entre 19h e 20h, e Brasília e Goiânia entre 20h e 21h.

O documento também aponta Porto Alegre como destaque na velocidade do 4G no país. Em todos os registros, a cidade se manteve no topo de taxa de download, com 35,6 Mbps no máximo e 21,4 Mbps no mínimo.

Continua após a publicidade

Por fim, a Opensignal também aponta que a chegada do 5G no país pode descongestionar o 4G, ajudando a aumentar a média para o padrão atual também, diminuindo esta variação.

Fonte: Opensignal