Publicidade

TV 3.0 pode chegar a celulares com canais abertos gratuitos

Por  • Editado por Léo Müller | 

Compartilhe:
Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

A TV 3.0 envolve diversas soluções para modernizar a experiência para emissoras e usuários, como também pode incluir a transmissão de conteúdos de TV aberta gratuitamente nos celulares. No entanto, a solução ainda vai precisar enfrentar algumas barreiras antes de ser completamente implementada.

Raymundo Barros, presidente do Fórum do SBTVD (Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre), explica que a TV digital em celulares chegou a ser uma realidade entre o final dos anos 2000 e o início dos 2010, mas nunca ganhou a popularidade esperada.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Atualmente, as únicas maneiras de assistir TV no celular exigem uma conexão de internet, o que pode não estar disponível em algumas situações, além de gastar uma quantidade considerável de dados móveis.

"Nós aprendemos com uma boa dose de dor e frustração que a mobilidade da TV não é uma questão tecnológica, mas de ecossistema", disse. 

Barros aponta que, na época, a solução não representava ganhos de dinheiro para emissoras, marcas de celular e operadoras de telefonia. A audiência da TV, métrica tão importante para os canais, sequer era mensurada nos smartphones por um certo tempo.

No entanto, agora a realidade pode ser distinta. Afinal, a TV 3.0 permite ganhos mais evidentes em publicidade, que agora pode ser dirigida de forma personalizada com base na localização, perfil e aparelho — ou seja, exatamente como acontece em páginas da internet.

Outro problema para a implementação da TV 3.0 nos celulares é a falta de adaptabilidade dos modelos mais populares.

Afinal, marcas como a Samsung ou Apple não teriam um interesse para implementar componentes de captação de TV em seus celulares mais recentes, somente para atender a uma demanda brasileira.

LEIA MAIS:

Continua após a publicidade

Por isso, engenheiros estão interessados em saber como a solução funciona na Índia, um mercado com mais de 1 bilhão de aparelhos, que tem quatro vezes mais audiência de canais abertos nos smartphones em comparação com os aparelhos de TV.

Ainda não foi definida uma data específica para a implementação da TV 3.0 em suas diferentes frentes, mas é esperado que as emissoras consigam se adequar aos novos padrões até a Copa do Mundo de futebol, em 2026.

Confira outras notícias do Canaltech:

Continua após a publicidade

Fonte: Notícias da TV