Tutorial: como compartilhar uma rede Wi-Fi sem roteador no Windows 7

Tem um computador com Windows 7, uma placa de rede sem fio mas não tem um roteador para compartilhar a internet Wi-Fi? Não tem problema. Aprenda a transformar seu computador em um excelente ponto de acesso ou hotspot para conseguir se conectar com seu celular ou tablet.

Criando um ponto de acesso

O primeiro passo é abrir o Painel de Controle, acessar a opção Rede e Internet e clicar na Central de Rede e Compartilhamento.

Compartilhar Wi-Fi sem roteador

Em seguida, no menu da esquerda, clique em Alterar as configurações do adaptador. Uma tela com as conexões acessíveis por sua máquina abrirá logo em seguida. Clique com o botão direito do mouse sobre Conexão local > Propriedades > Compartilhamento. Desmarque as duas caixas que aparecem na opção 'Compartilhamento de Conexão com a Internet'.

Compartilhar Wi-Fi sem roteador

Repita o procedimento para a conexão de rede sem fio, clicando em Conexão de Rede sem Fio > Propriedades > Compartilhamento.

Compartilhar Wi-Fi sem roteador

Obs.: se a caixa inferior estiver marcada e impossível de ser alterada, basta marcar a primeira (Permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão deste computador à internet). Em seguida, desmarque as duas opções.

O próximo passo é selecionar as duas conexões, Local e Sem Fio, de uma só vez. Em seguida, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Conexões de ponte. Uma caixa chamada 'Ponte de Rede' aparecerá na tela.

Compartilhar Wi-Fi sem roteador

Depois disso, um novo ícone de um roteador wireless aparecerá na janela de suas conexões de rede. Certifique-se de que a placa Wi-Fi de seu computador esteja ativa.

Compartilhar Wi-Fi sem roteador

Agora, retorne à Central de Rede e Compartilhamento. Clique em Gerenciar redes sem fio > Adicionar > Criar rede ad hoc. Configure sua rede: dê um nome e atribua uma senha a ela.

Rede Canaltech

Pronto! Sua rede estará pronta para uso. Basta se conectar a ela. Ao lado da rede, irão aparecer os dizeres "Aguardando usuário". Agora pegue seu celular, conecte-se pela rede que acabou de criar e navegue normalmente.

Compartilhar Wi-Fi sem roteador

Você acabou de criar, sem complicações, uma maneira de compartilhar o sinal de sua rede local (cabo de rede) sem precisar comprar um roteador.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.