Tutorial: como compartilhar uma rede Wi-Fi sem roteador no Windows 7

Por Luciana Zaramela

Tem um computador com Windows 7, uma placa de rede sem fio mas não tem um roteador para compartilhar a internet Wi-Fi? Não tem problema. Aprenda a transformar seu computador em um excelente ponto de acesso ou hotspot para conseguir se conectar com seu celular ou tablet.

Criando um ponto de acesso

O primeiro passo é abrir o Painel de Controle, acessar a opção Rede e Internet e clicar na Central de Rede e Compartilhamento.

Compartilhar Wi-Fi sem roteador

Em seguida, no menu da esquerda, clique em Alterar as configurações do adaptador. Uma tela com as conexões acessíveis por sua máquina abrirá logo em seguida. Clique com o botão direito do mouse sobre Conexão local > Propriedades > Compartilhamento. Desmarque as duas caixas que aparecem na opção 'Compartilhamento de Conexão com a Internet'.

Compartilhar Wi-Fi sem roteador

Repita o procedimento para a conexão de rede sem fio, clicando em Conexão de Rede sem Fio > Propriedades > Compartilhamento.

Compartilhar Wi-Fi sem roteador

Obs.: se a caixa inferior estiver marcada e impossível de ser alterada, basta marcar a primeira (Permitir que outros usuários da rede se conectem pela conexão deste computador à internet). Em seguida, desmarque as duas opções.

O próximo passo é selecionar as duas conexões, Local e Sem Fio, de uma só vez. Em seguida, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Conexões de ponte. Uma caixa chamada 'Ponte de Rede' aparecerá na tela.

Compartilhar Wi-Fi sem roteador

Depois disso, um novo ícone de um roteador wireless aparecerá na janela de suas conexões de rede. Certifique-se de que a placa Wi-Fi de seu computador esteja ativa.

Compartilhar Wi-Fi sem roteador

Agora, retorne à Central de Rede e Compartilhamento. Clique em Gerenciar redes sem fio > Adicionar > Criar rede ad hoc. Configure sua rede: dê um nome e atribua uma senha a ela.

Rede Canaltech

Pronto! Sua rede estará pronta para uso. Basta se conectar a ela. Ao lado da rede, irão aparecer os dizeres "Aguardando usuário". Agora pegue seu celular, conecte-se pela rede que acabou de criar e navegue normalmente.

Compartilhar Wi-Fi sem roteador

Você acabou de criar, sem complicações, uma maneira de compartilhar o sinal de sua rede local (cabo de rede) sem precisar comprar um roteador.