Publicidade

Trump lança estratégia para liderança mundial dos EUA em internet 5G

Por| 25 de Outubro de 2018 às 17h30

Link copiado!

Trump lança estratégia para liderança mundial dos EUA em internet 5G
Trump lança estratégia para liderança mundial dos EUA em internet 5G

O governo dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira (25) o plano para garantir o país na liderança para a próxima geração de rede sem fio, em uma clara referência ao novo padrão 5G, aprovado neste ano.

Em junho, o 3GPP, grupo de especialistas das telecomunicações, anunciou a finalização do padrão para o 5G independente para utilização comercial. A expectativa era de que a tecnologia chegasse somente em 2020, mas o grupo se esforçou para adiantar o processo, sendo que a adoção em massa já pode começar no ano que vem.

Até o momento, a Samsung tem um acordo com a Verizon para aplicação da nova internet nos Estados Unidos, e a AT&T já se mostrou interessada em sair na frente com o 5G ainda no fim deste ano. Junto dos norte-americanos, Japão, China e Coreia do Sul já estão também trabalhando para entrar neste mercado.

Com o objetivo de fomentar o novo padrão nos Estados Unidos, o presidente Donald Trump anunciou o desenvolvimento de uma estratégia nacional voltada ao espectro eletromagnético de rede que será usado para o 5G. Tal programa será liderado pela secretaria de comércio americana junto com agências para garantir que haja espaço para projetos com 5G — sobretudo os voltados a “propostas militares”, Trump afirma.

Continua após a publicidade

Para isso, as agências nacionais dos Estados Unidos vão precisar informar ao governo suas necessidades em relação a quanto do espectro eletromagnético vão precisar para suas atividades.

Ainda, a Federal Communications Commission (órgão análogo à nossa Anatel) também está pressionando o governo Trump para que haja um aumento do espectro voltado sobretudo para população rural do país. Estes cidadãos, de acordo com a FCC, ainda ou não têm acesso à rede móvel, ou ainda estão conectados com qualidade muito precária.

A expectativa é de que o novo padrão 5G não somente permita velocidades maiores de internet móvel, como também garanta avanços em setores como internet das coisas, carros autônomos, conferências e serviços em nuvem.

Em termos de velocidade, testes da Samsung realizados no ano passado demonstraram que a capacidade do 5G pode fornecer um pico de transferência de dados de 20 Gbps, com taxa utilizável pelo usuários de 100 Mbps em internet móvel.

Continua após a publicidade

Fonte: White House